94 ANOS A HONRAR FARO E O ALGARVE
Assinala-se na 2º feira, 100 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades) o 94º aniversário do Grupo Folclórico de Faro, o super-aplaudido Rancho Folclórico de Faro. Foi há quase um século que, entre outros Serafim Carmona e Henrique Bernardo Ramos ((o «General Mangueira»), constituíram o mais antigo dos agrupamentos folclóricos algarvios.
Por esse Mundo em fora os seus elementos têm sido dos mais autênticos «embaixadores» da capital algarvia e desta Região, onde têm levado a verdade autêntica dos trajes, usos, cantares e bailares da terra sulina.
As comemorações destes 94 anos de vida têm lugar nos dias 8 (amanhã) e 9 (Sábado) com a realização à beira - doca, paredes meias com a Ria Formosa do «III Encontro de Folclore Cidade de Faro»».
Nele intervêm os Ranchos Folclóricos de Moreira da Maia, o «Vida do Minho», «Os Camponeses de Minipelo (Tomar), bem como representando o aniversariante o Cancioneiro, o Infantil e o de Adultos. A entrada é livre e esta é uma ocasião soberana, para, entre outros: prestar a pública homenagem ao Rancho Folclórico de Faro pelos relevantes serviços prestados ao Concelho e viver momentos altos da vivência folclórica.
As comemorações comportam ainda um jantar de confraternização a ter lugar na Praia de Faro.
Ao recordarmos, com emotiva saudade, alguns dos nomes «históricos» do veterano dos ranchos folclóricos algarvios («Galinho», Virgílio Carminho, «Paquito» (Rabinete), Irmãos Fantasia, Berta Santos, Marceliana Paixão, Mário da Encarnação, Imperatriz Santos, Manuel Franco e tantos, tantos outros mais, devida é, como farenses, o nosso «Muito, obrigado!».
Este mesmo agradecimento é, com toda e a mais sincera devoção, dedicada a todos os membros actuais do agrupamento nas pessoas dos dirigentes Helena Franco e Dr. Amabélio Pereira, líderes de uma peleíade de servidores das danças e cantares da terra algarvia
Sem comentários:
Enviar um comentário