sexta-feira, 12 de julho de 2024

CRÓNICA DE CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

42 ª CONCENTRAÇÃO INTERNACIONAL DE MOTOS


        De 18 a 21 do corrente (5ªfeira a Domingo) decorre na capital algarvia, mais propriamente na Vale das Almas (arredores do Aeroporto Gago Coutinho a quadragésima segunda edição desse acontecimento, que é uma das grandes referências da nossa Região e um dos maiores que, no seu género, ocorrem em toda a Europa. Trata-se da «Concentração Internacional de Motas que, promovida pelo ímpar Moto Clube de Faro, se realiza desde 1989.

      São milhares, sempre acima dos 20 mil, os participantes neste evento, que vêm de todo o Mundo e transformam, nestes dias Faro na «Meca Europeia do Motociclismo e que, desde 1991, é a única em Portugal, com estatuto de Internacional e fazendo parte do calendário anual da prestigiada FMI (Federação Internacional de Motociclismo).

        Comporta todo um vasto programa que se estende do companheirismo ao social, do turístico ao económico e do recreativo ao gastronómico, sendo ponto maior o desfile final que trás desde o Vale das Almas ao Largo de São Francisco (Estrada do Aeroporto, E.N. 125, Pontes de Marchil, Figuras, Avenida Calouste Gulbenkian, Liceu, Avenida 5 de Outubro) os muitos milhares de participantes.

         Uma iniciativa que nasceu de uma simples e juvenil conversa no extinto Café Paris (frente ao Tribunal Judicial), por tacadas dos bilhares e bicas escaldantes, num grupo liderado por esse líder carismático e farense como dos melhores que há, que é o «Zé Amaro», alma maior desta festa maior dos eventos maiores da capital sulina. Ao fim de mais de quatro décadas, Zé Amaro, deixará em Novembro a Direcção do Moto Clube de Faro. Gente nova vai prosseguir com toda a acção única que esta colectividade única tem desenvolvido.

           Por isso a Concentração se reveste este ano de um significado especial. Os milhares e milhares de cidadãos («a concentração é para o povo», dizia o carismático dirigente) que fazem alas para assistirem ao festivo desfile final estará lá para dizer da sua gratidão a José Amaro e lhe dizer de viva voz e de voz viva: «Obrigado, Zé Amaro, obrigado Moto Clube de Faro».

Sem comentários:

Enviar um comentário