sexta-feira, 12 de julho de 2024

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

«CRÓNICAS EM TEMPO DE GUERRA»

                        CORONEL NUNO PEREIRA DA SILVA

  Em edição do «Diário de Bordo» veio a lume o livro da autoria do Coronel de Infantaria o louletano Nuno Pereira da Silva. A obra deste distinto oficial, possuidor do Curso do Estado Maior, estava concluída no ano transacto, mas só agora surgiu por ter deflagrado uma nova guerra entre Israel e o Hamas. Foi apresentada na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, em Loulé e como é referido «o livro pretende no final e em termos de conclusão responder às questões relativas ao que será, no futuro, a nova Ordem Mundial».


       «HISTÓRIA DO ALGARVE - ACTAS DO CICLO DE CONFERÊNCIAS NO INVERNO DE 2023»

       Com apresentação da historiadora Prof. Dra. Andreia Fidalgo, decorreu em Loulé (Associação Cívica Tomás Cabreira) a estreia do livro «Histórias do Algarve - Actas do Ciclo de Conferências no Inverno de 2023», numa edição da Associação Casa Álvaro de Campos. Junta trabalhos dos investigadores algarvios: Óscar Pinto Caeiro, Marco Sousa Santos, Fernando Pessanha e João Pedro de Matos.


         «UM LÁPIS NO PUNHO»

                              PROF. JOÃO VENTURA

          Foi na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, que a consagrada escritora algarvia Lídia Jorge, apresentou o livro «Um lápis no punho - fragmentos de ficção literária da autoria do escritor portimonense Prof. João Ventura, antigo delegado regional da Secretaria de Estado da Cultura no Algarve.

       Com uma vasta obra bibliográfica o douto intelectual é uma das mais destacadas figuras da cultura algarvia.

           «BALSA - CIDADE ROMANA»

       Numa edição da Câmara Municipal de Tavira, a que preside a dra. Ana Paula Martins, foi apresentado no Palácio da Galeria, naquela cidade algarvia, o catálogo referente à exposição «Balsa - Cidade Romana». A mesma, que abriu em 20 de Junho, último, já foi visitada por mais de 10 mil visitantes e estará aberta até 10 de Setembro.

                                                                                                    JOÃO LEAL 



Sem comentários:

Enviar um comentário