quinta-feira, 16 de outubro de 2025


CRÓNICA DE FARO

JOÃO LEAL

AMANHÃ COMEÇA A FEIRA

      É já amanhã, 6ª feira, dia 17, que principia em Faro a centenária «Feira de Santa Iria». É uma das mais importantes que decorre no ciclo das «Feiras de Outono» que percorre toda a Região até meados de Novembro. Instituída no reinado de D. João III, «O Piedoso», o monarca da Casa de Avis, que continua esquecido das gentes de Faro, não obstante ter promovido a então «Vila» ao seu actual estatuto, sem uma referência sequer na toponímia farense. 
      De amanhã e até ao dia 26 de Outubro o certame, organizado pelo Município e pela Ambifaro, é um dos mais qualificados e organizados deste «tempo de feira», que invade o Algarve com todo o estranho e diversificado cortejo que em si comporta. Foi nos finais dos anos 50 e princípio da década de 60 do século XX que a «Feira de Santa Iria» criou um ar novo, quando veio presidir à autarquia o dr. Luís Godinho Moreira, que se fez acompanhar pelo igualmente saudoso eng. Osvaldo Baptista Bagarrão, na chefia dos Serviços Municipalizados da Água e da Luz. O seu aspecto, a começar pelo pórtico de entrada, ganhou uma nova monumentalidade. A «Feira de Santa Iria», que se realiza no renovado Largo de São Francisco, ocupou durante os mais de 500 anos da sua existência, vários espaços, desde o Pé da Cruz / Alcaçarias até ao derredor da Doca (enquanto decorriam as obras de alcatroamento daquele amplo recinto). 
      São bem diferentes o que era e é hoje a Feira, sem nunca perder a sua atratabilidade e a influência na vida citadina. Longe vão os tempos em que a enorme tasca «O Rolim» (do lado oposto ao Palacete Belmarço) era um mundo de gentes, aos circos ou «barracões», como então se chamavam ou às marionetes («Ai, Carolina da ponta da unha» ou o «Xarabaneco» numa curiosa forma publicitária às atracções), então em destaque. 
    Mas a «Feira de Santa Iria» assenta arraiais até ao dia 26 de Outubro com o seu inquestionável mundo de chamamentos. 
     O Largo de São Francisco espera-o, residente ou visitante, nestes dias de feira,

Sem comentários:

Enviar um comentário