segunda-feira, 13 de outubro de 2025

CRÓNICA DE FARO
JOÃO LEAL

«ANAIS DO MUNICÍPIO DE FARO» - VOLUME 47


    Em cerimónia realizada no auditório da Biblioteca António Ramos Rosa e presidida pelo dr. Rogério Bacalhau Coelho (presidente cessante da Autarquia) decorreu a apresentação do 47º volume dos «Anais do Município de Faro», icónica obra já com um brilhante historial entre as edições municipais. A primeira edição surgiu em 1969 por iniciativa do então Director dos Museus e Bibliotecas, o académico Prof. Pinheiro e Rosa e sendo Presidente do Município, o Major Vieira Branco. Seguiram-se na direcção dos «Anais» as prestigiadas figuras do dr. Libertário Viegas e do Prof Dr. Romero de Magalhães, a que sucedeu o actual responsável e destacada figura de Portugal Intelectual, Prof. Dr. Guilherme de Oliveira Martins. Conduziu a brilhante sessão a Dra. Sandra Martins (Directora da Biblioteca), que referiu o alto interesse da publicação. Seguiu-se a dra. Susana Costa (funcionária superior) a quem foi confiada a tarefa de ultimar o livro, após a tarefa da Dra. Elsa Vaz, que se aposentou e fora a «grande obreira» dos últimos volumes e a quem foi prestada significativa homenagem. 
  Falou depois o Director dos «Anais do Município de Faro», o prestigiado intelectual Prof. Doutor Guilherme de Oliveira Martins, que destacou o valioso papel dos cerca de 20 colaboradores, lembrando as saudosas figuras dos poetas farenses -- António Ramos Rosa e Teresa Rita, esta uma das grandes «pessoanas» a nível mundial.
 Encerrou a sessão o presidente cessante do Município, Dr. Rogério Bacalhau Coelho, que se referiu ao significado do acto e destacou o valor dos «Anais» na literacia do concelho e da região. Uma obra que, pelos seus conteúdos, que consideramos da maior valia, de modo próprio na investigação histórica algarvia, vale a pena ler.
                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário