terça-feira, 25 de março de 2008

ANIVERSÁRIOS - Costeletas associados


Aqui vão os aniversários a partir de 28 de Março até 4 de Abril:

Fazem anos em Março:

Dia 28 - António Pires Guerreiro Nicolau; Maria Celina Ponte Gonçalves;
Dia 30 - José Maria Ferreira Delgado; Ludgero Paquete Rocha; Vinebaldo Evangelista Ferradeira Charneca.

Fazem anos em Abril:

Dia 1 - Jorge de Sena Cristina Aleixo; Manuel Francisco Uva Jacinto; José Epifânio Aurélio Ramos; Maria Solange Madeira Isidoro.
Dia 2 - Lídia Rosalina Santos Matos.
Dia 3 - Maria Isabel Leiria Eusébio Correia; Drª Ilda Belo Carmona Samorrinha.
Dia 4 - Álvaro Manuel Correia Ponte; João Vitorino Mendes Bica

Texto de
Rogério Coelho.

QUEM SE LEMBRA DELE?


RICARDO LOPES FLORINDO

Nos anos sessenta, já eu estava em ALMADA, no meu desempenho de professor da primária, quando o RICARDO LOPES FLORINDO apareceu por lá, a preencher uma vaga no pessoal do BNU.

Já nos conhecíamos da Escola, onde ele andava um ano à minha frente. Fomos contemporâneos e tínhamos amigos comuns como o João Jacinto e outros mais..

O seu grande amigo lá na Escola foi o MONTARCÍLIO ESTRELA.

Quando o RICARDO foi para Almada e para o Banco, foi hospedar-se num quarto na rua Fernão Lopes, nº 3 e eu habitava o nº 5, que era a porta a seguir.

Quando ambos estávamos livres, subíamos ao quarto ora de um ora do outro e recitávamos a poesia do Zé Régio, na qual o RICARDO era exímio.

CÂNTICO NEGRO e sei que não vou por aí.... .

Fez uma carreira brilhante na banca, segundo diziam os seus colegas, e a meio do percurso foi para Beja, onde casou e é proprietário de um monte. Como ele diz.. amanhã vou para o Monte.

RICARDO, aqui te deixo um abraço costeleta.

Texto de
João Brito Sousa

O ENSINO COSTELETA


O ENSINO TÉCNICO DO MEU TEMPO
Ocorreu-me esta crónica, a propósito do modelo de ensino vigente hoje no País, onde se ataca
por todos os meios o elemento fundamental no processo, que devia ser defendido e apoiado, que é o professor.
Contrariamente ao que diz MST eu estou do lado dos professores.
O resultado do ensino na Escola do meu tempo, está aí à vista de toda a gente, onde todos os alunos conseguiram colocação.
Alguns chegaram longe, um deles chegou mesmo ao mais alto lugar da hierarquia. Outros chegaram igualmente longe e, melhor dizendo, todos chegaram a lugar, mais ou menos, de destaque.
Os alunos da Escola, nos seus quatro ramos, Comércio, Serralheiros, Electricistas e Construção Civil, cederam ao mercado de trabalho muito bons técnicos.. Muitos deles ainda estão aí..

Muitos desses quadros constituíram empresas, como a J. Carmo Tavares Lda, que desde 1976 se vem afirmando como uma grande empresa de Contabilidade e aspectos afins, Gestão de Pessoal, Fiscalidade e Seguros, nomeadamente....

A razão que me trás aqui a falar destas coisas, é que o mundo empresarial e a Contabilidade das empresas de hoje, é totalmente diferente do que era a Contabilidade da altura em que esta empresa foi constituída, e, sobretudo da altura em que o sócio gerente da empresa, o costeleta Jorge Tavares obteve o diploma do Curso Comercial.

O Curso Comercial da Escola do meu tempo, anos 50, era bom, deu bons quadros sobretudo para a Banca, mas ainda era do tempo do cursivo inglês em caligafia que nos ensinava a Professora Maria da Glória..

Nesse tempo, em Contabilidade não se falava em POC, nem em POCAL, IVA, Impostos e custos diferidos, NIC´S, obrigatoriedade do inventário permanente, informática e outros... muitos outros assuntos, que exigiu da empresa J. Carmo Tavares e de muitas outras existentes na cidade, um esforço enorme de actualização, que, diga-se de passagem, a profissão torna permanente..

Por este facto, entende a administração do blogue, que é da mais elementar justiça, realçar o trabalho dos alunos desse tempo, hoje técnicos consagrados e oriundos desse ensino, que todos os dias estão sujeitos a alterações de códigos e normas a aplicar, para fazer face às exigências da Administração Fiscal.

A Contabilidade é uma ciência/técnica que se socorre de uma série de ciências laterais para conseguir o seu bom desempenho, exigindo esse conhecimento aos técnicos que terão de saber interpretar tais matérias e executá-las.

Os técnicos que estamos a falar, remontam, alguns deles aos costeletas dos anos 50 e 60.

E, com este texto, pretendemos aqui reconhecer toda a validade do modelo de ensino dessa altura e da capacidade de trabalho que os nossos mestres incutiram nos seus alunos.

Porque é justo esse reconhecimento.

Por isso, aqui deixo um VIVA aos modelo e método de ensino desse tempo, e um VIVA aos nossos mestres e alunos desse tempo. .

Porque eles foram uns vencedores.

Texto de
João Brito Sousa.