domingo, 6 de setembro de 2009

Dr. EMÍLIO CAMPOS COROA

(Dr. Emílio Campos Coroa, MÉDICO E PROFESSOR COSTELETA)


TEATRO MUNICIPAL DE FARO GANHA CERTIFICADO DE CONFORMIDADE


A International Certification Services acaba de atribuir o Certificado de Conformidade PT09/02873, ao Teatro Municipal de Faro, que foi auditado e cumpre os requisitos da norma ISO 9001/2008. O certificado é válido até Setembro de 2012

O certificado é um garante de qualidade dos serviços prestados pela entidade, neste caso, espectáculos. O Teatro Municipal de Faro passa a ostentar o logótipo da marca SGS ICS, estando no entanto sujeito a auditorias de acompanhamento até 2012, altura em que será alvo de uma auditoria de renovação

Aproveitamos a notícia retirada do órgão Região Sul, para recordar pessoas que foram grandes valores, quer na arte de representar em palco, quer na encenação quer noutro qualquer aspecto da arte cénica e que fazem parte do universo costeleta. Refiro-me aos costeletas Dr. Emílio Campos Coroa, Joaquim Eduardo Gonçalves Teixeira, Aurélio Madeira, Luís Cunha e outros.
EMÍLIO CAMPOS COROA, médico oftalmologista, era um amante do teatro. Formado na escola do TEUC de Coimbra, dirigido por Paulo Quintela, Emílio Campos Coroa foi fundador, em Faro, com o seu irmão José e a mulher, no início dos anos 50, do grupo de teatro do Circulo Cultural do Algarve (hoje, “Lethes”) em finais dos anos 60.


Era um homem corajoso e repentista. Democrata e intransigente no confronto com as adversidades do trabalho e da vida. Foi obreiro, contra ventos e marés, de uma obra notável de divulgação e promoção das artes e, em particular, do teatro.Na época em que se desenrolou a sua acção, na província do Algarve, era preciso ter “barba rija” e uma vontade de ferro para colocar de pé centenas de encenações e representações levadas à cena em todos os lugares envolvendo e cativando todo o género de público.

texto e foto retirados do blogue ABSORTO de Eduardo Graça

Colocação de
JBS

RECONFORTANTE


E À ALTURA DO FRANK, FOI o AMBIENTE,

que o nosso ROGER captou na homenagem e apresentação do livro, da autoria do homem nascido em Tavira mas que passou grande parte do tempo na cidade de Faro.

Palvras para quê? ....

Não é fácil, uma pessoa reunir qualidades de humanismo tal, que o façam credor do reconhecimento geral de grande homem e grande amigo.

O Frank era possuidor dessas qualidades e era uma pessoa tolerante e solidária.

Aló Frank, dizia-lhe quando o encontrava.

Moce, onde é que tens andadado, deb ... dizia-me

Uma pergunta Frank, tens visto por aí o Zé Amâncio ?.....

Se sim, um abraço para ele.

E outro para ti, do

João Brito Sousa

LANÇAMENTO DO LIVRO DO PROFESSOR FRAKLIN MARQUES














Na Biblioteca Municipal, Ramos Rosa de Faro, foi ontem, dia 5 de Setembro pelas 21.30, apresentada a obra do saudoso Professor Franklim Marques com o título

"O LIVRO"

A sala encontrava-se repleta com uma assistência interessada.
Os vários oradores presentes na mesa de honra, presidida pelo Presidente da Edilidade, enalteceram o autor e leram algumas passagens desta obra, a qual foi editada pela Câmara Municipal de Faro e pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, Associação de que o Professor Franklin Marques foi um digno Presidente.
Reportagem fotográfica a cargo de Rogério Coelho