quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AS AULAS DE CONTABILIDADE

(em cima ?...?... Luís Isidoro, Aurélio, ?...?..., em baixo Aníbal, Justo Sousa e Edmundo Fialho. De bata branca a meio, a senhora Drª D. Florinda Bárbara)
AS AULAS DE CONTABILIDADE

Já não fui aluno do Dr. Urbano mas sim da Prof. Drª Florinda Bárbara e do Prof. a quem chamávamos o Dr. Tenente, porque o senhor era da Marinha. Era na turma da Isabelinha, que usava o cabelo em forma de rabo de cavalo.

Cinquenta anos passados, lembro-me perfeitamente bem das cenas do Alex, que vinha cá para traz fazer das suas, daquela vez em que o Xico Contreiras soltou os ratos na aula ou quando eu e o Macedo de Santo Estevão e a residir em Albufeira, demos a aula na sala da Drª Florinda e outras coisas mais que por lá se passaram.

A contabilidade era ensinada como ciência que é - é regida por leis, as chamadas leis das variações patrimoniais - depois de se dar a noçãode Activo, Passivo e Situação Liquida, a definição das contas correntes método hamburguês e ainda a definição de conta.

De referir que saíram muitos bons técnicos de contabilidade da Escola e quero deixar aqui um grato reconhecimento de qualidade e mérito a quem nos ensinou, nomeadamente à Drª Florinda, porque era uma jovem quando chegou à Escola e as condições de ensino não eram fáceis.

Nessa altura não havia a figura do TOC, não havia Câmara dos TOC´s, não havia a figura do Auditor Interno, não havia a afigura do ROC e as empresas, para apuramento dos resultados do fim do exercício, trabalhavam todas ou quase em sistema de inventário intermitente, que deu origem a esta anedota.

Um comerciante colocou um anúncio no jornal a pedir colaboradores para a Contabilidade.
Apareceram três. Chamado o primeiro diz o entrevistador: - só uma resposta, quantos são 2 + 2 ... são 22 diz o candidato, vem o segundo que disse ser 4 e o terceiro, respondeu, quanto é que o senhor quer que dê ?

E foi este candidato que ficou.

O Sistema de Inventário Intermitente era mais ou menos assim.

Hoje as coisas são diferentes, o Contabilista é o TOC e a Contabilidade de hoje assenta nas mesmas leis mas foi obrigada a dar outras respostas à Gestão, surgindo o Sistema de Normalização Contabilística, que foi aprovado a 23 de Abril de 2009, através de Decreto-Lei, depois de um longo processo de discussão que teve início em 2003, e que é de aplicação obrigatória para os exercícios que se iniciem em/ou após 1 de Janeiro de 2010.

O SNC revoga o POC e legislação complementar e é constituído por um conjunto de Normas Contabilísticas de Relato Financeiro (NCFR) e de Normas Interpretativas (NI), que substituem os vários planos oficiais de contabilidade, assim como as Directrizes Contabilísticas e Decretos-Lei que regulam a actividade contabilística em Portugal.

Precisamos de uma aula Drª Florinda, que tal?....Pode ser amanhã? Se sim, lá estaremos.

Com o Alex, os Fialhos, o Jorge Barata, os Óscar,o Macedo, o Jorge Tavares, o Custódio Julião, o Xavier de Basto, o Brazinho, o Zé Jacinto, o Honorato Viegas, o Alberto Rocha, o Zé Vitorino do Arco, o Vitélio, o Zé Contreiras, o Manel Zé, o Justo Sousa, o Romualdo, o Zé Eusébio, o Frank, os Zambujal, o Edménio, eu e outros.

E obrigada Drª Florinda.

Texto de
João Brito Sousa