terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

TURISMO ALGARVIU - NOTÍCIAS



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
Pelo quarto ano consecutivo o Algarve foi eleito, pelos leitores da influente revista britânica «Today,s Golfers», «o melhor destino europeu de golfe da Europa». Dispondo de mais de 40 campos desta modalidade de elevado contributo para a afluência de turistas o Algarve é assim um reconhecido destino turístico - desportivo.
É inaugurada a 31 de Janeiro na aldeia de São Marcos da Serra a Área de Serviço de Autocaravanas, ali erigida pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Silves, com um investimento de l37 mil euros e comparticipação comunitária. Ocupa uma área supe­rior a dois mil metros quadrados com capacidade para 22 autocaravanas.
A companhia charter espanhola Volotea inicia a 31 de Maio e até 4 de Outubro as ligações diretas bissemanais (5ªs feiras e Domingos) entre Faro e Madrid.
O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, criado em Março do ano passado, passou a integrar a Rede da OMT (Organização Mundial do Turismo) posicio­nando a nossa região como um destino líder em matéria de sustentabilidade económica, ambiental e social. A integração foi oficializada durante a FITUR, a conhecida feira de turismo que decorreu em Madrid.
O empreendimento turístico de luxo «Lake Spa Resort», em Vilamoura (Praia da Falésia) foi adquirido à «Oxy Capital» pelo grupo espanhol «Hotel Investiment Parteners» (HIP), na sua primeira atuação em Portugal. Dispondo de 192 quartos tem acesso direto à praia), não havendo sido revelado o valor da transação.
A dra. Marta Manso, licenciada em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve, é a nova Diretora do Nau Salema Beach Village, no concelho de Vila do Bispo e era desde 2013 Assistente de Direção daquela unidade.
O PAN (Partido dos Animais e Natureza) reforçou o pedido formulado à AMAL (Associação dos Municípios do Algarve) em Julho último para a criação de mais duas praias com acesso livre a animais (Praias Pet Friendly).

JOÃO LEAL


ANIVERSÁRIO DE TOMÁS CABREIRA



TAVIRA ASSINALOU O 155° ANIVERSÁRIO DE TOMÁS CABREIRA


Os cento e cinquenta e cinco anos do nascimento de António da Guarda Tomás Cabreira, ocorrido em Tavira a 23 de Janeiro de 1865, foram significativamente assinalados na sua cidade natal, com um vasto programa organizado pela Associação Cí­vica Tomaz Cabreira, em parceria com a Casa Álvaro de Campos e o apoio da Delegação Regional de Cultura do Algarve e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira.
Os participantes encontraram-se na Casa Álvaro de Campos, onde foi servido um «café de boas vindas», a que seguiu um passeio pelas ruas da «Veneza Algarvia», sob o lema «Pelos lugares de Tomás Cabreira» e orientado por Óscar Caeiro Pinto. Seguiu-se a apresentação das duas associações referidas, com intervenções de Pedro Jubilot e Luís Barriga, que também falaram, assim como Óscar Pinto, na tertúlia «Tomás Cabreira nas­ceu em Tavira».
Esta homenagem à memória do militar, professor, escritor e político, que exer­ceu o cargo de Ministro das Finanças (1914), e é o patrono da Escola Industrial e Comer­cial Tomás Cabreira, encerrou com recital pelo pianista Marcelo Montes, que interpretou peças do «tempo» daquele ilustre algarvio da autoria dos compositores Franz Liszt e Erik Satie.

JOÃO LEAL