NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
JOÃO LEAL
O Algarve preenche 40% do Alojamento LOCAL de todo o País, com 32 500 estabelecimentos inscritos no RNAL (Registo Nacional de
Alojamento Local), as quais geram 345 milhões de euros / ano e ocupam 20 mil
trabalhadores.
A APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de
Congressos, Animação Turística e Eventos) realiza em Faro o seu Congresso
Anual, entre 6 e 8 de Fevereiro, com sessões na
Universidade do Algarve e na Escola de Hotelaria e Turismo, sob o tema da «Sustentabilidade». Á abertura dos
trabalhos preside Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo) e um dos intervenientes é Sampaio da Nóvoa
(Embaixador de Portugal junto da UNESCO).
«Algarve, o melhor destino de Verão de 2020» foi o
galardão atribuído pelos profissionais de turismo irlandeses, conforme votação
da revista «Irish Travel Industry Awards». A Irlanda enviou para a nossa
Região, em 2018, quase 250 visitantes que motivaram 1,3 milhão de dormidas. Em
2019 estes números cresceram mais de 10%.
Na sequência do encerramento do resort de luxo Vale da
Lapa, situado no Carvoeiro (Lagoa) que era propriedade do Fundo de Resolução do
BANIF e avaliado em 26,5 milhões de euros, constituído por 85 moradias, foram
suspensos 40 postos de trabalho.
A Câmara Municipal de Tavira instalou nova sinalização
turística no valor de
195 mil euros e com o apoio a 60% do
Programa Operacional Algarve CRESC 2020, no âmbito da ação
«Qualificação e Promoção Turística de Tavira Todo o Ano».
Esteve no Algarve a Secretária de Estado do Turismo,
Rita Marques, a fim de «recolher contributos para definir caminhos». Visitou
hotéis, autódromo de Portimão, área de caravanismo de São Marcos da Serra e
reuniu com autarcas.
Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística) o
Algarve, ultrapassou em 2019 e pelo terceiro ano consecutivo, mais
de 20 milhões de dormidas com uma estadia média quarto de 4 noites e
proventos superiores a 33 milhões de euros.
O Festival F que, organizado pela
Câmara Municipal de Faro, decorre anualmente
e desde há 6 em
Setembro na «Cidade Velha» conheceu grande mediatismo em 2019 e rendeu mais de 5 milhões de euros de retorno para as várias marcas associadas, registando nos 3 dias, mais de 60 mil visitantes. •
Sem comentários:
Enviar um comentário