sábado, 15 de fevereiro de 2020

CERÂMICA E OLIVICULTURA



O COSTELETA «ALBERTO ROCHA É O MAIOR ... »

A excelente revista mensal «Saúda» ( órgão da Associação das Farmácias Portuguesas), na sua edição de Fevereiro deste ano, inseriu nas suas páginas um magnífi­ço artigo intitulado «300 dias de azul» e dedicado ao concelho de Tavira. É o mesmo assi­nado por Sandra Costa com fotografias de Pedro Loureiro e que pode ser lido na íntegra em www.revistasauda.pt ou obtendo a referida publicação em qualquer farmácia. Do mes­mo texto retiramos o seguinte extrato:
«Em Santa Catarina da Fonte do Bispo, a produção de cerâmica foi impor­tante, graças ao filão de argila que atravessa o barrocal. Os mais de 20 telheiros e os lagares de azeite davam trabalho a quase todos os que ali moravam. O telheiro Alberto Rocha é o maior da meia dúzia que continua a laborar. Na eira de terra batida avermelhada repousam centenas de tijolos alinhados. Ali ficam a perder humidade antes de serem colocados manualmente nos grandes formos verticais. A luz amarelada, filtrada pelas placas de fibra de vidro e plástico, ilumina as partículas de pó e torna o ambiente quente e confortável…».
Recorda-se que Alberto Rqcha, natural de São Brás de Alportel, é um im­portante industrial santacatarinense, não só na cerâmica como na olivicultura, produzindo um muito apreciado azeite.
Foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, de cuja di­nâmica Associação dos Antigos Alunos tem sido dedicado membro dos Corpos Sociais e uma presença a 100% dos eventos promovidos e um afetivo amigo, cuja estima muito nos honra.

JOÃO LEAL

Sem comentários:

Enviar um comentário