sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

ANAIS DA FREGUESIA SÉ S. PEDRO



«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»
«ANAIS DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE FARO/ CADERNOS DE OSSÓNOBA»

«…apesar de terem um papel determinante na contribuição da coesão social e territorial e de desenvolverem um trabalho essencial em vários segmentos em prol das populações, raras são as vezes em que existe um registo adequado das suas atividades. De forma a combater esta realidade, a União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) considerou oportuno desenvolver esta publicação denominada «Anais de União das Freguesias de Faro» com o propósito de dar a conhecer e de registar o trabalho e as principais atividades desenvolvidas por esta autarquia ao longo do ano de 2018. Por outro lado e não menos importante, apresentamos através dos «Cadernos de Ossónoba» as comunicações sobre os temas que foram debatidos na 1ª edição do Fórum Pensar Faro», foram estas as afirmações proferidas pelo Eng. Bruno Azevedo Lage (Presidente desta União), na apresentação das citadas e importantes publicações.
 Fê-lo durante as comemorações do «Dia da. Freguesia da Sé», a 2 de Fevereiro (Dia da Padroeira Santa Maria) no decurso da sessão comemorativa que teve lugar no auditório do lPDJ (Instituo Português do Desporto e da Juventude), a que presidiu e em que estava ladeado pelo Prof. Dr. Jorge Carrega e pelo Dr. Marco Sousa Santos, uma das grandes referências da moderna geração de investigadores históricos algarvios e vencedor do «Prémio de Investigação da União de Freguesias» .
    Na sua intervenção dinâmico e carismático autarca, na plena concretização do objetivo «Junta de Si. .. » referiu-se à secular importância da freguesia de Santa Maria de Faro (Sé) no contexto regional e aos objetivos dos Anais e dos Cadernos de Ossónoba.
    Seguiu-se, no uso da palavra, o Diretor destas obras, o farense Professor Doutor Jorge Carrega (Universidade do Algarve) que explicitou o sentido das mesmas e as investigações idóneas que comportam com ligações aos meios académicos, bem como os assinalados méritos do trabalho vencedor do certame «Prémio de História da União das Freguesias de Faro» intitulado «Contributo para um dicionário dos canteiros e pedreiros do concelho de Faro no século XVIIl», da autoria do Dr. Marco Sousa Santos. Este, antes de receber o galardão explanou esta classe profissional de grande importância, sobretudo na reconstrução da capital sulina após o Terramoto de 1755, assim como na edificação do Convento de Mafra e de Vila Real de Santo António. Foi ainda concedida uma Menção Honrosa ao trabalho de outro afirmado investigador algarvio, o dr. João Romero Chagas Aleixo «Faro na vida e na obra de António Aleixo». Seguiu-se mna aplaudida sessão de fados intervindo nela a fadista Vânia Leal e Valentim Filipe (guitarra portuguesa) e Nuno Patrício (guitarra clássica).




JOÃO LEAL

INFORMAÇÃO JOÃO LEAL



LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

«O INGREDIENTE PERFEITO»
LÍGIA BOLDONI
Em sessão realizada na Biblioteca Municipal de Silves foi apresentado o livro (bilingue e inglês) «O Ingrediente Perfeito» da autoria da escritora Lígia Boldoni. Trata-se uma obra destinada aos leitores com idades entre os 6 e os 12 anos, profusamente ilustrado que conta as histórias gastronómicas do Príncipe Lucca e da Fada Miss Gigi.

«HSTÓRIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE EM DOCUMENTOS:
OS PRI­MEIROS ANOS»

NUNO RIBEIRO

No âmbito das comemorações dos 40 anos da criação da Universidade do Algarve (UALG) foi publicado um valioso livro sobre este nosso estabelecimento de en­sino superior, reunindo um amplo conjunto de documentação que inclui, para além de fo­tografias, as reproduções de documentos da mais evidente importância e os testemunhos daqueles que foram os primeiros docentes, alunos e funcionários que prestaram as suas memórias recordatórias,
A apresentação da «História da Universidade do Algarve em Documentos: os primeiros anos», que tem texto de Nuno Ribeiro e foi organizado pelo Arquivo Central da UALG, decorreu em sessão realizada na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus das Gambelas e foi presidida pelo Reitor Professor Doutor Paulo Águas.
João Leal