quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»





«EMILIANO DA COSTA- OBRA POÉTICA»

Na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira, foi apresentado o primeiro volume da coleção completa dos poemas do Dr. Emiliano da Costa, uma iniciativa do investigador e escritor farense Luís Barriga. A apresentação esteve confiada ao interventor cultural Pe­dro Jubilot, comportando ainda o programa poesia e música com atuação de Cristina Paulo e outros. Trata-se de uma meritória iniciativa, que conta com o apoio das Juntas da Fre­guesia da Conceição e de Estoi ( onde o poeta viveu a maior parte da sua vida de médico) e da Câmara Municipal de Tavira.
«Emiliano da Costa - Obra Poética» é uma coletânea do dito «mais algaravista dos poetas algarvios» que nasceu em Tavira, sendo por isso conterrâneo do nosso patrono Tomás Cabreira, a 13 de Dezembro de 1884 e faleceu em Estoi (1 de Janeiro de 1968). A sessão constituiu também uma homenagem ao escultor farense Sidónio de Almeida, que foi o autor do busto erigido em Estoi e de um retrato que figura na capa desta obra. Sidó­nio foi um «histórico» aluno da Escola Tomás Cabreira e devotado «costeleta»,
                                                               João Leal            

POEMA                                                                      
         Aves, flores, saudades
Sol a sol, desde a serra até ao mar,
Das pegas-rabilongas às gaivotas,
A orquestra alada, requintado as notas,
De nascente a poente é só tocar:

Ocarinas em fila – terras-cottas
Em beirais de telhado; à beira-mar,
Flautas de abibes; harpas de luar
Em garças ribeirinhas, nas marnotas;

Ao longo das ribeiras são as filas
Dos violinos – sílvias e fringilas –
Violetas, violas-trisonoras

E no alto do céu, flamas em jogo,
A regê-los, o Pássaro de Fogo
Peneira as grandes asas criadoras.



INFORMANDO



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

Intensa atividade promocional desenvolvida pela ATA (Associação do Turismo do Algarve) de que destacamos a presença nalgumas das maiores feiras turísticas mundiais: a BIT, em Milão (Itália), a «Reisen Hamburg» em Hamburgo (Alemanha) e a «Confec» em Saint Julien,s (Malta).

O conhecido empreendimento Monte da Quinta Resort, na Quinta do Lago, pas­sou a denominar-se «Wyndhorn Grand Algarve», integrando a cadeia «Windham Hotels & Resorts», uma das maiores empresas de franchesing, tratando-se do primeiro investimento na Península Ibérica com 5 milhões de euros.

A União de Freguesias de Faro (Sé/São Pedro) promove, entre 16 e 30 de Mar­ço, a «I Quinzena da Gastronomia Algarvia», que visa a promoção das comidas e sabores da nossa Região, de modo próprio da restauração farense. As inscrições estão abertas até 20 de Fevereiro.

Estudantes do Curso de Engenharia Informática da Universidade do Algarve cria­ram um passaporte digital onde se pode carimbar, digitalmente, todos os municípios atra­vessados pela Estrada Nacional 2, entre Faro e Chaves, com os seus 738,5 klms a maior via de Portugal.

Um passadiço sobre o areal vai ser construído entre as praias da Altura e de Monte Gordo, nos concelhos de Castro Marim e de Vila ReaL de Santo António, conforma consígnação da primeira destas autarquias, no valor 936 mil euros, contando com financiamento da União Europeia. A 1 ª fase da obra terá 1 500 metros de extensão entre o Verde Lago e a Praia da Lota e uma largura de três metros e passagem por ponte sobre a Ribeira do Álamo.

JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»




«RUI BARRETO: A CAPITANIA DO ALCAIDE MOR DE FARO
EM AZAMOR (1513/1514)»

Em ato público realizado no Museu Municipal de Faro e, por iniciativa da Associação Cívica Tomaz Cabreira e da Liga Manuel Cabanas, foi apresentado o livro «Rui Barreto: a Capitania do Alcaide Mor de Faro em Azamor (1513/1514)».
Trata-se de um trabalho da autoria do investigador algarvio Dr. Fernando Pessanha, natural de Vila Real de Santo António, onde exerce as funções de investigador do Arquivo Histórico António Rosa Mendes e que tem publicado diversos trabalhos sobre a História do Algarve.
Objetiva um trabalho de divulgação sobre a figura de Rui Barreto que foi Alcaide Mor de Faro, Vedor da Fazenda e 1 º Capitão de Azamor (importante praça marro­quina, logo após a sua conquista pelo Duque de Bragança e 1513.

JOÃO LEAL

INFORMANDO



87° ANIVERSÁRIO DO REFÚGIO ABOIM ASCENSÃO-FARO

Os 87 anos de existência do modelar Refúgio Ascensão, a conhecida «Casa Cor de Rosa» que, na capital algarvia, acolhe quase uma centena de crianças, foi assinala­da com a tradicional celebração eucarística.
Ocorreu no Mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, o Convento das Carmelitas Descalças existente no Patacão, sendo celebrante o Cónego César Chantre, Vi­gário Geral da Diocese e Pároco de São Pedro de Faro, que á homília se referiu ao sentido desta evocação de Nossa Rainha do Leite (Padroeira do Refugio). Foi também intenção ro­gar pelas almas do Coronel Rodrigo António Aboim Ascensão (instituidor da Associação Protetora da Primeira Infância (Lisboa,. 1901 ), do Coronel Engenheiro Manuel Aboim As­censão de Sande e Lemos (Fundador da Instituição (Faro, 1933), de seus filhos Rodrigo, Maria da Piedade e António Sande e Lemos e de Dina Maria Ribeiro Costa (Sub - Direto­ra (1985 / 2010).
Presentes crianças, funcionários e cooperadores do Refúgio, bem como o seu dedicado Diretor Geral, Dr. Luís Villas - Boas Rebello Marques.

João Leal



«O ESTILO E O TRAÇO ZAMBUJALESCOS»

Ao reler uma vez mais, e com que prazer o faço sempre, um livro da autoria do nosso colega Mário Zambujal, um dos nomes maiores da literatura portuguesa contempo­rânea, neste caso «Longe é um bom lugar (O resto são histórlas)», estreado em 201 trepa­rei com a referência «com o estilo inconfundível a que podemos chamar ZAMBUJALES­CO».
Trata-se de uma afirmação referente e com inteira verdade já que o nosso «Mári­nho» o construiu ao longo de toda uma vida dedicada à arte de escrever como o aconteceu com os livros: «Crónica dos Bons Malandros», «Histórias do Fim da Rua», «À noite logo se vê», «Fora de Mão», «Primeiro as Senhoras», «Já não se escrevem cartas de amor», «U­ma noite não são dias», «Dama de Espadas», etc.
Mas este universo zambujalesco podemos e devemos ampliar à extraordinária obra pictórica de seu irmão o também nosso e saudoso colega Francisco Zambujal, um dos mais destacados valores da caricatura em Portugal, Há no traço, no apanhar, no fazer acon­tecer no papel, toda a personagem caricaturizada e tantas o foram uma simultaneidade gé­mea do poder criador, que só é timbre dos grandes valores.
E estes dois «costeletas» para nosso pleno orgulho e admiração foram-no!
Talvez o mais singular trabalho por ambos realizado fosse o jornal de parede «O CAMARADA», órgão do 2°4ª do Curso Geral de Comércio, da Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, no ano letivo de 1952/53.

JOÃO LEAL

INFORMANDO


NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
JOÃO LEAL
O Algarve preenche 40% do Alojamento LOCAL de todo o País, com 32 500 estabelecimentos inscritos no RNAL (Registo Nacional de Alojamento Local), as quais geram 345 milhões de euros / ano e ocupam 20 mil trabalhadores.
A APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) realiza em Faro o seu Congresso Anual, entre 6 e 8 de Fevereiro, com sessões na Universidade do Algarve e na Escola de Hotelaria e Turismo, sob o tema da «Sustentabilidade». Á abertura dos trabalhos preside Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo) e um dos intervenientes é Sampaio da Nóvoa (Embaixador de Portugal junto da UNESCO).
«Algarve, o melhor destino de Verão de 2020» foi o galardão atribuído pe­los profissionais de turismo irlandeses, conforme votação da revista «Irish Travel Industry Awards». A Irlanda enviou para a nossa Região, em 2018, quase 250 visitantes que moti­varam 1,3 milhão de dormidas. Em 2019 estes números cresceram mais de 10%.
Na sequência do encerramento do resort de luxo Vale da Lapa, situado no Carvoeiro (Lagoa) que era propriedade do Fundo de Resolução do BANIF e avaliado em 26,5 milhões de euros, constituído por 85 moradias, foram suspensos 40 postos de traba­lho.
A Câmara Municipal de Tavira instalou nova sinalização turística no valor de 195 mil euros e com o apoio a 60% do Programa Operacional Algarve CRESC 2020, no âmbito da ação «Qualificação e Promoção Turística de Tavira Todo o Ano».
Esteve no Algarve a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, a fim de «recolher contributos para definir caminhos». Visitou hotéis, autódromo de Portimão, área de caravanismo de São Marcos da Serra e reuniu com autarcas.
Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística) o Algarve, ultrapassou em 2019 e pelo terceiro ano consecutivo, mais de 20 milhões de dormidas com uma es­tadia média quarto de 4 noites e proventos superiores a 33 milhões de euros.
O Festival F que, organizado pela Câmara Municipal de Faro, decorre a­nualmente e desde há 6 em Setembro na «Cidade Velha» conheceu grande mediatismo em 2019 e rendeu mais de 5 milhões de euros de retorno para as várias marcas associadas, registando nos 3 dias, mais de 60 mil visitantes.