terça-feira, 25 de fevereiro de 2020



«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»

«O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DA VIA FÉRREA»

MESTRE ENG. FRANCISCO FURTADO

Na histórica e imponente Estação do Rossio, em plena baixa lisboeta, foi apre­sentado o livro «O passado, o presente e o futuro da vida férrea», da autoria do Mestre En­genheiro Francisco Furtado, uma autoridade na matéria dos transportes ferroviários. Para além dos aspetos de história sobre os comboios em Portugal a obra reveste-se de um parti­cular interesse para o Algarve, focando múltiplos pormenores no que à nossa Região com­porta e apresentando, inclusive, fundamentadas opiniões sob um tema em permanente dis­cussão, a ligação ao Aeroporto de Faro, de que o estudioso e profundo conhecedor é fran­camente favorável, assim como a continuidade para além do Rio Guadiana, com ligações a Sevilha e Huelva e deste modo conexão à rede europeia ferroviária.
O livro em referência foi editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. O autor é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) e graduado em Mestrado e analista no Fórum Internacional do Transporte (FIT/ITF).

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



«MATEMÁTICA FINANCEIRA»

PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Um grupo de docentes da Universidade do Algarve (Ualg) é o autor do li­vro «Matemática Financeira», editado pela «Silabo» e que foi apresentado no anfiteatro da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, no Campus da Penha em sessão a que presidiu o Professor Doutor Paulo Águas, Reitor deste estabelecimento universitário.
O referido grupo é constituído pelos Professores Fernanda Matias, Ana Mar­tins, Carlos Monteiro e Telma Correia.
A Doutora Susana Narciso (técnica superior do Banco de Portugal)
proferiu
-          uma conferência sobre «Literacia.Financeira»,                                                                                   
«40 ANOS DO SNS»

DRA. MARIA ELISA DOMINGUES

A conhecida jornalista Dra. Maria Elisa Domingues é a autora do livro «Quarenta Anos do Serviço Nacional de Emprego», que foi apresentado no Auditório Te­resa Gameiro no Campus das Gambelas da Universidade do Algarve (Ualg).
Historia o mesmo, não apenas as quatro décadas do SNS e sua presta­bilidade e questões envolventes, como os seus antecedentes na saúde pública em Portugal.
O ato teve a presença do ex- Ministro da Saúde Professor Adalberto Fernandes.
JOÃO LEAL

INFORMANDO



«OFICINA COMUNITÁRIA E SOLIDÁRIA»
Sempre o tivemos uma certa «queda» para estas questões de solidariedade, que o mês­mo é dizer de estender as mãos a quantos delas necessitam necessitam. Reciprocamente também, bastas vezes, hemos conhecido, gestos amigos em apoio das nossas carências. A­credito que esta vocação, vinda de há muitos anos, foi concebida no lar paterno, alimenta­da por uma formação catequética e, mais tarde, motivada, por essa «escola do dever», que é o escutismo, através da prática da «boa ação diária». Depois foi a prosseguida leitura dos Evangelhos de Jesus Cristo ou de obras como «O navio dentro da Cidade», do escritor gre­go Nicos Kazantzaki que muito contribuíram. Vida fora alinhámos, tal como hoje, aconte­ce, a filiação em instituições solidárias, como a ARPI (Associação dos Reformados, Pen­sionistas e Idosos), o Montepio dos Artistas, a Mutualidade Popular ou a AAAETC (Asso­ciação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira). Estou convicto que assim hei-de continuar nos últimos de vida, que muitos não serão por certo ... Vem este «arrasoado» a propósito da «Oficina Comunitária de São Pedro» que, prestantemente a União das Fre­guesias de Faro (Sé/São Pedro) faz funcionar aos 3ºs Sábados de cada mês e que constitui um gesto solidário e de partilha com todos os fregueses.
Trata-se de um projeto de economia circular que visa recuperar-objetos danificados e ou reparar e reutilizar produtos e bens e também de cunho ecológico evitando o desperdí­cio e a poluição, com a ajuda de pessoal especializado.
O financiamento dos quase 16 mil euros que a ação custa tem um financiamento a 80% do Fundo Ambiental, Ambiente e Transição Energética da União Europeia, com o apoio do Município de Faro, da Fundação Silva Leal e da Associação Nacional de Designers.
Eletrodomésticos, computadores, roupas, brinquedos, material eletrónico, mobiliário e outros podem ser levados à «Oficina Solidária» e voltarão, se arranjo tiverem, como no­vos.
É ali na Avenida da República, quase no Largo da Estação, nas antigas instalações da Junta de Freguesia de São Pedro, que este «milagre acontece».
E aproveitamos a boleia deste escrito para, na concretização do lema «Junta a Si», referir outras ações da União de Freguesias (Sé/São Pedro), entre as quais as visitas cultu­rais para seniores ou o transporte solidário e gratuito, dentro do concelho de Faro, de pes­soas com vulnerabilidade para deslocações a serviços de saúde ou sociais, finanças e ou­tros, devidamente justificados.
JOÃO LEAL

INFORMANDO



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

Forte aposta promocional da ATA (Associação de Turismo do Algarve) no mercado alemão com duas recentes presenças em eventos na Alemanha e em sectores diferentes. Em Turismo da Natureza marcou lugar na Feira «F.re.e», que se realizou em Munique, com mais de 15 mil visitantes. No segmento «Sol e Praia» o Algarve esteve na «Reisen Hamburg», que decorreu em Hamburgo.

A «Sevenair» (companhia aérea regional) suspendeu as ligações entre Portimão, Cascais, Viseu, Vila Real e Bragança, até a nova contratação do serviço público.

A «Dom Pedro Hotels & GolfResorts», com 8 hotéis, empreendimentos turísticos e 6 campos de golfe, em Portugal e no Brasil, assinalou o 50º aniversário da sua fundação pelo italiano Pietro Saviotti. Vai investir mais em Vilamoura com O «Dom Pedro Residen­ce», um hotel para golfistas no «Dom Pedro Old Golf».

No decurso do mês de Janeiro a ocupação hoteleira do Algarve subiu 2 pontos per­centuais cifrando-se nos 34, 1 %. Não obstante a descida verificada nos mercados alemão (menos 13,6%) e inglês (menos 10,4%), os portugueses motivaram mais 28,2% da ocupa­ção. As vendas neste mês cresceram mais 8, 1 %.

A ABA (Associação Barmen do Algarve), fundada em 1972 e com sede em Albu­feira, tem novos dirigentes para o quadriénio 2020 / 23, presidindo à assembleia geral, di­reção e conselho fiscal, respetivamente Rafael Ramos, João Encarnação e Rui Gonçalves.

Reabre a 6 de Março, com novas atrações o parque aquático Zoo Marine, na Guia.
No ano transato registou um aumento de visitantes na ordem dos 6%. Para o ano em curso a empresa, a que preside Pedro Lavia, vai fazer um investimento de 4 milhões de euros, que será de 17 milhões nos próximos 5 anos. Entre os projetos a realizar figura o da pro­dução energética própria que atingirá Os 40% do consumo previsto.

JOÃO LEAL