terça-feira, 18 de março de 2025

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

«GESTOS FRATERNOS E SOLIDÁRIOS»

É o pedido do Bispo do Algarve D. Manuel Quintas, na sua Mensagem Quaresmal, dirigida aos Católicos Algarvios, a propósito da Quaresma, o tempo litúrgico iniciado na 4ª feira de Cinzas e a terminar no Domingo de Páscoa. 

É um pedido de plena realidade para os que professam o catolicismo e para os que seguem outros pensamentos religiosos. E se nos últimos anos as dádivas quaresmais têm sido dirigidas para as carências de África, excepto em 2024 que o foi para a rica acção do Centro Paroquial de Cachopo (Tavira), o deste ano volta, de novo, a terras algarvias. Destina-se ao Centro Paroquial de São Martinho de Esto, a fim de remir ou ajudar à remissão de vultuosa dívida bancária, há anos assumida.

É conhecida a expressiva obra social que é desenvolvida na vizinha freguesia rural por aquele centro, mormente em prol dos mais pequenos e dos mais idosos. É digamos, mais do que uma pedida acção religiosa para o tempo quaresmal, um apelo lançado Algarve em fora para salvar uma benemérita instituição estoiense, em precária situação financeira a pedir a ajuda de todos nós.

Péssima está a situação a nível mundial. A perspectiva de uma terceira Guerra Mundial nunca esteve tão perto. Estes gestos anónimos de fraterna solidariedade são necessários em prol de toda a Humanidade. Sejamos dignos desta hora e deste momento. A crise que afecta e de forma bem dolorosa e em especial os «mais pobres de entre os pobres» tem que ser debelada com o nosso querer e o nosso empenhado contributo.

«Gestos fraternos e solidários» o grande propósito deste tempo quaresmal!



Sem comentários:

Enviar um comentário