segunda-feira, 3 de março de 2008

QUADROS ALGARVIOS - Continuação


(Ruinas de Milreu - Estói)
Capítulo 6 – Um Vali Ambicioso

Os Árabes atacaram Ossónoba danificando as muralhas de que a cidade se encontrava dotada provavelmente desde tempos pré-romanos
Uma vez ocupada, a região ficou confiada a um vali, Abú Sabah, que tinha acompanhado Muça e que tivera boa prestação na conquista do Sudoeste Andaluz.
Estavamos em 712/713 e tudo nos leva a crer que aquele primeiro vali de Ossónoba seria muito jovem na altura da invasão, na medida em que é referido até 766, o que significa que teve mais de cincoente anos de actuação politico-militar.
Firmado o seu poder em Ossónoba, Abú Sabah passou a residir no Axarafe de Sevilha, de onde lhe era mais fácil o contacto com as demais zonas de influencia iemehita-etnia de que era o chefe supremo da Península.
As principais peripécias em que vamos encontrar envolvido Abú Sabah tiveram lugar por volta de 756 e prendem-se com o seu apoio e posterior contestação a Abderramão I.
Abderramão pertencia à familia omiada, que governou o califado de Damasco de 661 a 750 e que foi praticamente extreminada pelos Abássidas, que lhe usurparam o trono.
Tendo conseguido fugir através do Iraque e da Siria, Abderramão refugiou-se no norte de África, no seio da tribo berbere de que a sua mãe era originária. Dali enviou emissários à Península Ibérica mas os detentores do poder negaram-se a reconhecê-lo; apenas os sirios, e os iemenitas e alguns berberes o apoiaram, o que lhe bastou para que, tendo atravessado o Estreito, derrotasse Lúcufe Al-Fihri, o governador da região.
Estavamos em Maio de 756 e o vencedor, dirigindo-se à Mesquita de Córdova, proclamou-se primeiro emir omiada independente com o nome de AbderramãoI (756-788)

Continua no capítulo 7 - Iemenitas e Muladis Governaram Ossónoba

Libertário Viegas
(colaboração escrita de Rogério Coelho

MAIS UM BELO ESTÁDIO DA CHINA


A pedido do João Brito de Sousa, aqui está a foto de mais um belo estádio da china. Disse que eram para os jogos olimpicos mas, parece-me, serão para o campeonato do mundo de futebol Se errei, as minhas desculpas.

Uma pesquisa do Rogério Coelho

NO LAGO DA ALAMEDA

(o lago da alameda. Foto enviada por A. GABADINHO)
2008.03.03

O LAGO DA ALAMEDA

Já se falou aqui do jardim da Alameda, dos cuidados que o senhor Ramos colocava no asseio e arrumo dos canteiros e no tratamento das flores, nos muitos namoricos que ali frutificaram, da bola que o João Cuco mandou para lá quando o professor Américo iniciou um jogo de andebol de uma turma dos electricistas, nas festas populares que ali se desenrolavam, dos jogos do Farense, enfim....

Mas o Lago tem a sua história, tem o seu lugar dentro do jardim e era junto do Lago que muitas pessoas, sentadas nos bancos, se refrescavam à sombra dos plátanos.

Quando eu andava no quinto ano da Escola Comercial. tínhamos uma turma de andebol no campeonato inter turmas onde eu era o guarda redes, mais ou menos naquele estilo de que quem não tinha queda para jogar à defesa ou a avançado jogava à baliza.

Então, era eu à baliza, o filho do jardineiro o RAMOS JOSÉ, vulgo SABINO, o JOAQUIM TEIXEIRA (o Presidente da Junta de Freguesia da Sé) o TEÓFILO PRIMITIVO, o JORGE BARATA e mais dois ou três.

Nesse ano fomos à final no campeonato interno com os electricistas do TONY CASACA, que era um grande guarda redes e que jogou futebol no primeiro “team” do Olhanense creio e tinha uma grande fama lá na Escola.

Eles tinham um outro bom jogador que era o TOLENTINO, que era um rapaz que tinha uma boa meia distância, mas o resto não valia nada, sem desprestígio algum, claro.

No dia do jogo o Jorge que era o nosso, digamos, “MANAGER”, convocou-me para uma pequena conversa que visava o jogo dessa tarde às cinco da tarde.

E lá fomos e o JORGE lá me explicou a posição que deveria ocupar na baliza, quer nos remates de frente, quer nos remates da linha de cabeceira, quer de outro lado qualquer.

Mas meu caro JORGE, não explicaste tudo.

Faltou dizer como é que eu deveria defender o remate do Tolentino à entrada da área que não defendi e desse lapso nasceu o golo da vitória deles.

Gostava de comemorar essa final com eles para lhes voltar a dar os parabéns outra vez.

Apesar de faltar o Toino ou o RAMOS JOSÉ que já se foi. ..

João Brito Sousa