quarta-feira, 5 de março de 2008

A FRASE DE UM COSTELETA

(DIOGO COSTA SOUSA)

"Sim, sim tens razão, vens ao encontro do que disse, Meia dúzia de sujeitos gritando ouve-se mais que 100 calados…a tal maioria silenciosa não se ouve…..e a televisão, já to frisei antes prima por procurar o que dá espectáculo….e, claro o efeito vê - se…os com razão acabam queimados pelos outros.
Mas as reformas têm que continuar…parar seria pior.


DIOGO

COMENTÁRIO.

O meu amigo Diogo, ou melhor, o Costa Sousa, é um grande homem. Conhecemo-nos nos bancos da primária, e, sendo ele é um ano mais novo, nunca fomos companheiros de turma, no secundário aí na nossa Escola, até porque ele foi ferrugem ou serralheiro. No tempo do Ferro, diz ele.

Isto para dizer que nunca acompanhei de perto a sua evolução académica e intelectual. Dos tempos de Faro sei algumas coisas... o seu amigo CONSTANTINO da loja dos sapatos, a Mondial, o relógio ómega e e o pull over vermelho e o polo preto que lhe assentava como uma luva.

Mas agora manda - me frases do catano.

“Num cesto de vinte pêras sãs há sempre quatro ou cinco podres.

E hoje,

“meia dúzia de sujeitos gritando ouvem-se mais do que cem calados...”

Pegando nesta última frase direi que será importante haver uniformidade de comportamentos.

Porque raio hão-de gritar apenas meia dúzia de pessoas. Esta possibilidade de gritarmos todos pela causa comum é uma dádiva da democracia .

Desde que haja possibilidade de reunião e manifestação, expor na rua os nossos pontos de vista é legítimo. Com lenços brancos, incluído, se necessário for..

Vem isto a propósito de certos comentários que tenho visto por aí, criticando os professores nos termos que passo a citar:

“Foi visível na televisão o estilo dos "professores revoltados". Fardados ao jeito de claques de futebol (mentalidade de pessoal do futebolismo), ou ao jeito de clube de fans de artistas pimba (mentalidade pimba), os ditos professores ainda revelavam, ao nível do traje, outra imagem eloquente de sua hierarquia de grupo: O chefe, homem, (dono da palavra) vestia de camisola branca com legendas pretas e os adeptos (só ou quase mulhreres?) vestiam camisolas pretas com legendas a branco o que deixa entender que naquela quinta, tal como no "Triunfo dos Porcos" de Orwell, embora todos iguais uns são mais iguais do que outros.

A fala do chefe quiz deixar duas mensagem pré-fabricadas que gaguejou assim: a) um director quiz obrigá-lo a passar alunos com reprovação por causa das estatísticas; b) a reforma em curso é apenas um jogo de estatísticas que a ministra quer manipular "

A Lei não diz que só se pode gritar se formos vestidos desta ou daquela maneira.. Há um objectivo a atingir, é só. E a classe bate-se por ele. E vai..

Eu penso que este comportamento no vestuário a usar é livre e não deve de ser impedimento de reivindicarmos. Mas devemos falar todos.

Diogo, o que é isso de falarem só meia dúzia....

Explica aí.....

Publicação de
João brito Sousa

CORREIO DE AMIGO DOS COSTELETAS ( I )







- O
RINGUE, ALAMEDA E O BASKET DO FARENSE.
por JAIME REIS
A propósito da foto, de A. Gabadinho, que cumprimento, permitam-me que, com as 2 imagens que anexo, faça uma evocação daquele espaço.
Quantos de nós não assistiram a jogos de basket naquele ringue?

Quantos de nós não recordam o Vinhas o mais veterano daquela equipe?

Porque já lá vão mais de 40 anos, será que consigo identificar correctamente os intervenientes?

Lá vai.

De pé: Cavaco (duvida); Oliveira; Vinhas; Carlos Santos; Bastardinho e Castro ( Orientador)

De Joelhos: Fontainhas; Nobre, Octávio; Morais ( duvida) e Passos.

Que eu saiba alguns costeletas, Oliveira, Fontainhas, Carlos Santos… outros, vocês dirão.

Na segunda foto, em acção o bem conhecido farense (Bastardinho), à esquerda, em movimento Estevinha.

Que saudades, do Ringue, da Alameda, do Farense, e para mim que não vivo na minha terra, de Faro.

NOTA PARA O JAIME REIS.

Meu caro... para Faro.. amanhã já
Publicação de
João Brito Sousa

CORREIO DO COSTELETA (II)

(2º ano da Secção Preparatória para o ISEL/ Curso Form. Serralheiros)

De A. GABADINHO


Quarenta anos depois, recordo aqui a minha turma do 2º. Ano da Secção Preparatória aos Institutos Industriais (Curso Formação Serralheiros).

O presente instantâneo, foi obtido momentos antes do início de mais uma aula da disciplina de Mecânica Geral, a ter lugar num dos anfiteatros ali existentes, cuja porta é a primeira à direita na foto.
A referida disciplina de Mecânica era ministrada pelo Eng.º. Vital que se reconhece de casaco tendo à sua esquerda o nosso Contínuo e estimado amigo Sr. João, tendo este, igualmente à sua esquerda, o autor destas linhas.

O texto descritivo do Primeiro Baile de Finalistas da Escolla Industrial e Comercial de Faro (Ano 1955), da autoria do "Costeleta" Jorge Távares,e por sinal realizado na nóvel Esplanada S.Luís Parque, da qual pessoalmente, guardo grandes recordações, ficaria mais rico, se ilustrado com a imagem do referido recinto, que junto em anexo.É possivél ainda encaixá-lo?

NOTA ao ANTÓNO GABADINHO.

Obrigado pela foto enviada que já lá está publicada. Não te lembras de mais nomes?

abração

Publicacão do
Jão brito Sousa