sábado, 29 de março de 2008

BOM FIM DE SEMANA COSTELETA


A TODOS UM BOM FIM DE SEMANA.



João Brito Sousa

UM COSTELETA EM FARO

(café ALIANÇA)


MEUS AMIGOS COSTELETAS

Bom Dia, conforme a hora a que me lerem, claro.

Dormi no Hotel Eva.

De manhã, às dez, estava no Jardim Manuel Bívar à procura do fotógrafo Seita, onde eu uma vez tinha tirado uma foto à la minute, quando fui lá com a minha tia Silvina. Ia todo entusiasmado porque este Seita é irmão do Gregório Seita, um tipo alto e magro que tinha jogado a central na equipa do SCPatacão, e era um grande craque, parecia o Germano do Benfica.

Mas já não há o Seita fotógrafo, nem o quiosque do Vieguinhas , nem o costeleta Carlos Alberto Magalhães, nem o Verdelhão, nem o Alex, nem os dois Sabinos, nem o Luís Cunha, nem o Vergílio Coelho... e pensei, pode ser que haja os engraxadores.

Fui pelo jardim a dentro e não vi engraxador algum...

Entrei no Aliança pelo lado do Hotel Eva .. que, logo à entrada tem duas mesas, uma à esquerda oura à direita, e numa delas está sempre uma grande figura do desporto de Faro, o ex-árbitro Rosa Nunes, talvez o mais ecléctico praticante de desporto no tempo em que eu frequentei a Escola. Em futebol, foi dos melhores do Farense, tendo representado também o Portimonense. No basquetebol foi igualmente um dos melhores jogadores do Farense, praticou com brilho os jogos de bilhar, ping pong e xadrez, tendo sido nestas duas últimas modalidades campeão do Algarve. Foi ainda árbitro de futebol da primeira divisão tendo apitado uma final da Taça de Portugal entre o Benfica e o Porto.

O senhor esboçou um olá por aqui, cumprimentou-me e ofereceu-me a cadeira para me sentar ao que eu acedi.

Estávamos nesta, iniciando uma cavaqueira amena, eis senão quando chegam os costeletas Jorge Cachaço e o Fausto Xavier, e lá ficámos a manhã toda a falar de Faro, da Escola e do Liceu.

Um bom fim de semana para todos.

João Brito Sousa

UMA CARTA DE UM COSTOLETA AMIGO


Recebi este mail do costeleta RUI NOBRE RODRIGUES, meu conterrrâneo e amigo há muitos anos, que não tendo nada de especial, revela a nossa boa amizade ...



E se não interessar a mais ninguém, constitui por si só um pouco do património do blogue e talvez tenha interesse para o ANTÓNIO GABADINHO que procurava familiares seus para estas bandas do CHELOTE.



João Brito Sousa



Aí vai o mail do RUI.



Meu Caro João Manuel


É com muita alegria e prazer que recebo notícias tuas, por várias razões, mas as principais são, recordar um velho colega e amigo e lembrar as coisasde Braciais ou Barciais, que vão estando cada vez mais distantes ou talvez já muito esquecidas.

Li há dias "O Costoleta" e fiquei contente com o espaço que as tuas crónicas ocupam. Parabéns.


Das moças bonitas não me recordo de nenhuma, se alguma foi minha colega de turma. Vou estando muito esquecido daqueles bonitos tempos de juventude e de afirmação enquanto íamos caminhando para homens.

Se me lembro bem li no teu blog escreveres sobre um tal algarvio da Estrada da Senhora da Saúde de nome Nobre, que era decertoda família do meu avô materno, os chamados "Rabões". Tentei reler o artigo mas já não o encontrei.

Mas agora ao ler o que escrevi para verificar eventuais erros, começo a estar equivocado com outro bisavô de nome Gabadinho que era das Campinas antes do Chelote. Como podes ver os meus 64 anos não ajudam nada para estas questões muito antigas. O meu DNA (data de nascimento antiga) faz-se notar a todo o momento.

Meu caro, amanhã vou ao nosso Algarve só dois dias, mas é sempre um prazer sentir o cheiro daquelas terras.

Um grande abraço

do Rui