domingo, 30 de agosto de 2009

A MIJADELA

“SE BEM ME LEMBRO” (1)

O “Moce”, segundo se lembra, vinha a correr para entrar na sala antes do segundo toque.
O professor não deixava entrar depois daquele toque. Não facilitava. Professor Urbano dos Santos.
A história é verídica e, passou-se nos anos 40, mais propriamente em 1942, se a memória está correcta.
Depois de uma renhida partida de futebol, no estádio do Largo da Sé, onde tinha sido seleccionado pelo dono da “trapeira”: Tú, Tú… “e estava feita a selecção”.
Os sapatos ficavam esfolados com os pontapés e, ao chegar a casa, era certo e sabido que a mãe o castigava à “chinelada”. Mas o vício vencia a “chinelada”.
Voltando à história, entrou na sala e sentou-se no seu lugar, na última fila junto da janela.
A sala era no 1º andar com as janelas para a rua. Não tenho a certeza do nº da sala mas, o Costeleta Romualdo fala da sala nº 1.
Passados uns minutos o “Moce” começou a sentir aquela dorzinha no “baixo ventre”, sinónimo de “bexiga cheia”. Não aguentando levantou-se e:
- “Sô Tor” preciso de ir à retrete.
O Professor, depois de mudar para os óculos de ver ao longe, e identificar quem fazia o pedido, respondeu:
- Não vais! Fizesses antes de entrar na sala.
- Não tive tempo “Sô Tor” e, se não for à retrete, faço nas calças.
- Não vais! Faz onde quiseres!
O “Moce” sentou-se mas ficou à ”rasca”. E pensou no que disse o professor “faz onde quiseres”. E se bem pensou melhor o fez. Rasgou uma página da sebenta, enrolou-a, fez um cartuxo; desabotoou a braguilha e mijou para dentro. Alívio confortável.
Como a janela estava ali ao seu lado e, porque, ninguém estava a observar, atirou o cartuxo mas, na trajectória o cartuxo abriu-se e, toda a mijadela, regou a sala junto da janela.
No dia seguinte era um pivete insuportável…
Pode-se considerar esta história como uma “trágico-comédia” que não fere a dignidade do professor.
“SE BEM ME LEMBRO”.
Inté!
Alfredo Mingau
(1) – Era o nome do programa, na RTP, pela voz do saudoso Vitorino Nemésio, e que eu via com muito agrado.
Recebido no mail da Associação e colocado por Rogério Coelho

5 comentários:

Anónimo disse...

A pedido de vários Costeletas, resolvi voltar à "cátedra", passe o termo,com uma mijadela.
O nosso comum amigo Diogo Sousa, numa mensagem de correio electrónico e, nela me dizia que os temas poderiam passar mais "pró activo". Respondi que não concordava porque tudo aquilo que se escreve relatando o que se passou "Naquele Tempo" poderia ser interpretado no tempo presente, bastava mudar o visual.
Alfredo Mingau

amingau09@gmail.com

Anónimo disse...

Olá pessoal costeleta.
Pela primeira vez faço aqui o meu comentário:
Todos se interrogam para saberem quem é o Alfredo Mingau? O homem quer escrever com pseudónimo. Muito bem. Aqui vai uma achega: por acaso já pensaram que o Mingau e o JBSousa são a mesma pessoa? Os mal entendidos escritos pelo JBS podem servir para afastar a ideia de se pensar "uma e a mesma pessoa"

Montinho (um costeleta da Velha Guarda

Anónimo disse...

Esperamos, ou melhor, espero por um desmentido à hipótese que nos é colocada no comentário feito pelo (será outro anónimo?) sr. Montinho.
Sr. Dr. João Brito Sousa, a palavra é sua! Por favor diga de sua justiça o que no comentário em causa é referido.
Ou serei eu que estou a ficar velho? Se assim fôr .............

Cumprimentos para Todos.

AGabadinho

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Há comentários que me dão vontade de rir,outros que me dispõem mal, como aconteceu e continua a acontecer.
Não sei qual a ideia deste sr. Montinho nem sei qual a posição do Brito Sousa.Dá-me vontade de rir.Neste caso dar uma gargalhada.
A culpa é minha, não devia ter colocado este comentário, deveria esperar que fosse o Brito de Sousa a colocar ou não mas, como o comentário vinha com nome...
Amigo Gabadinho,e não é um facto de que estamos a ficar velhos?
Quanto ao Mingau, para quê tanta curiosidade em saberem quem é o homem? Ele já me disse: "Quando souberem a minha identidade serás tu o culpado.Considero-te o meu secretário, somos unha com carne, portanto almas gémeas.Tenho a tua promessa". De facto eu ajudo na pesquisa das histórias que ele escreve. Não me dá geito para ser eu para escrever.
Fiquemos por aqui e deixem o homem trabalhar.
Rogério Coelho

Anónimo disse...

Sr. Rogério,

Obrigado por aquilo que me diz não o escrevendo! Vontade de rir é normal nestas ocasiões; nós sabemos o que outros desconhecem!!!
Mas a minha solicitação feita ao Dr. João Brito Sousa, continua válida! Vai responder certamente.
Já agora devo dizer que gosto e apoio o trabalho que o "homem" para aqui manda,isso não está em causa.

Cumprimentos para Todos

AGabadinho








































































































































































































































vem realizando
Cumprimentos para Todos

AGabadinho