domingo, 26 de setembro de 2010

PSICOLINGUÍSTICA

Preâmbulo

O tempo vai decorrendo para o blogue Costeleta. Verifica-se uma proliferação de temas à medida que decorre. E a psicologia tem acompanhado essa progressão, verificando-se aquilo que se deve rotular de “psicolinguística”. Psicologia e linguística uma engenharia de parentesco. Entendemos que a linguagem sempre foi estudada pelos psicólogos mas a sua relação com a linguística já é mais recente. A linguagem é uma forma do nosso comportamento como indivíduos e como membros de um grupo social e ser Costeleta é pertencer, necessariamente, a um grupo social. Já a linguística tende a identificar-se com a teoria da informação.
E é, dentro da síntese deste preâmbulo, que gostaríamos de fazer uma pequena exposição.

Teoria da Informação

Esta teoria fornece uma útil estrutura analítica à "psicolinguistica" que caracteriza todo o processo de comunicação em que a mensagem tem um destino. Quando ouvimos somos o “destino” e quando lemos podemos ser, também, o “destino”. A transmissão da mensagem será perfeita quando a recebemos e descodificamos correctamente (na perfeição em que é colocada em código) as suas características.
E é na fonte da informação quer enviada como respondida, que as características do código devem ser colocadas na perfeição. E aqui notamos os comportamentos estímulo-resposta do ser humano.
O valor das pessoas para melhorar a compreensão das interacções sociais, aliam~se às dificuldades e preocupações com o relacionamento humano para não entrarem em conflito, tem implicações óbvias para a educação a qualquer nível.
Não queremos ser mais “papista” que o “papa” ao afirmarmos que a controvérsia gera o conflito.
Dentro do grupo social Costeleta devemos ter sempre presente as suas três linguisticas fundamentais:
SOLIDARIEDADE – FRATERNIDADE – IGUALDADE
A que, com vossa permissão, acrescentaremos SOCIABILIDADE porque, nos parece, que poderemos dar graças ao BOM SENSO COSTELETA.

Alfredo Mingau

1 comentário:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Alfredo
Esperemos que sim! Que o bom senso
se instale definitivamente no Blogue
Um abraço
Rogério Coelho