quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


                UM ESPAÇO A VISITAR 


               Foi, recentemente, inaugurada uma nova exposição, na sede do Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim, em acto que teve a presidência do Eng. Castelão Rodrigues (Director Regional de Conservação da Natureza e Florestas), que estava acompanhado pelos drs. António Pina e João Fernandes, presidentes respectivamente da Câmara Municipal de Olhão e da Região de Turismo do Algarve.

              O novo espólio substitui, actualiza, diversifica e amplia, o conteúdo documental que há 3 décadas ali se exibia, mostrando tal como agora acontece toda a realidade e potencialidade do que é «o maior acidente hidrográfico no seu género existente em Portugal - a RIA FORMOSA», o qual se estende da Península do Ancão a Cacela e de que Olhão detém a capitalidade.

                    Insere-se no Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), no Parque Natural da Ria Formosa, prosseguindo a sua pedagógica missão e sem um espaço do mais vasto interesse, a merecer toda uma dedicada visita.

                     As conchas, as artes, os barcos, toda a Ria em si mesma ali está nesse admirável enquadramento natural, onde ora também foi instalado o Centro de Documentação do Camaleão, o animal que é um dos representantes deste parque natural.

                       Concretizando o Projecto Valetur, do Programa Comunitário Interreg V, contou com o apoio da União Europeia e é um espaço renovado da conservação e preservação da natureza.


                                                                             JOÃO LEAL 


Sem comentários: