sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

  «A MINHA CIDADE...»

        Foi assim, desde modo, que com todo o autêntico sentido vernáculo a «super  campeã» ANA CABECINHA (9 vezes vencedora do título nacional do 20 klms. marcha, dos quais 4 de forma consecutiva) se referiu à Cidade de Olhão, no final de mais uma vitória na competição, corridas nas ruas da «Capital da Ria Formosa.

           A atleta do COP (Clube Oriental de Pechão), o seu clube de sempre, nasceu em Baleizão (Beja, 29 /04 / 1984), mas veio muito moça viver para a terra olhanense, que como declarou considera «a minha cidade...».

           ANA Isabel Vermelhudo CABECINHA tem vindo sempre a treinar sob a orientação do competente técnico olhanense Paulo Murta e, em 2003, alcançou o seu primeiro êxito internacional, ao conquistar a «Medalha de Bronze» no Campeonato da Europa, disputado na Finlândia, logrando anos mais tarde (2015) em Pequim alcançar o honroso 4º lugar nos Mundiais, havendo na capital chinesa, em 2008 estabelecer o record nacional na distância.

           Participou, até agora, em 4 edições dos Jogos Olímpicos -  Pequim (2008), Londres (2012), Rio de Janeiro /2016) e Tóquio (2020).

              Desta feita na disputa do Campeonato Nacional, Ana Cabecinha, passeou a sua classe pela ruas de Olhão («a minha cidade»), isolando-se no comando da prova, com o júnior Luís Mendes (Benfica), que conquistaria o título masculino e, seguindo com um quilómetro de corrida, para a meta, com o tempo de 1h3m10s. De destacar também a excelente prova feita pela sua colega de equipa, Maria Bernardo, que alcançou o 3º lugar (1h39m17s.

                As nossas felicitações às duas atletas olhanenses que subiram ao pódio, ao seu dedicado e competente técnico Paulo Murta, ao Clube Oriental de Pechão (COP) e afinal à terra olhanense a que a super campeã ANA CABECINHA define como «a minha cidade...».

                                                            

                                                                  JOÃO LEAL   

Sem comentários: