sexta-feira, 30 de agosto de 2024

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

GATIL - UM SERVIÇO MODELAR


       É-nos sempre grato referir a boa qualidade dos serviços à comunidade farense quando estes acontecem. Ao invés quando a crítica tem que surgir por via do desleixo ou da incompetência quando surgem para plena afectação da qualidade de vida dos cidadãos.

         Recentemente tivemos um caso que é digno de vir a público e de se manifestar o apreço pela prontidão e eficiência havidos. Foi o caso de um gato, bem tratado, com chip e a revelar ser bem tratado.

        Acontecia porém que não se deixava apanhar, subindo até ao átrio do terceiro andar que o prédio onde residimos comporta e enrolando-se sobre si mesmo. A minha filha, grande protagonista deste caso, deixava--lhe água e comida. No «boca - a - boca fez-se constar a presença deste insólito hóspede, mas ninguém surgiu a justificar ser proprietário do animal.

        Volvidos 4 ou 5 dias contactámos o que julgávamos ser o Serviço de Protecção Civil o sector camarário destes casos. Fomos então informados que o assunto era da alçada do «Canil / Gatil» da Câmara Municipal de Faro, desde que este entrara em funcionamento na zona rural concelhia. Gentilmente a funcionária que tomou conta da ocorrência diligenciou para que logo que a «Brigada Móvel estivesse disponível viria buscar o «hóspede bichano».

        Assim aconteceu e volvido pouco tempo dois diligentes funcionários apareceram e com a leitura do «chip» de que o animal era portador fácil foi restituir o felino aos seus proprietários.

        Tudo fácil, correcto e eficiente graças ao diligente e simpático serviço das funcionárias / os do Canil / Gatil do Município de Faro


sexta-feira, 23 de agosto de 2024

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

O aeroporto internacional Gago Coutinho (Faro) registou. no 1º semestre um aumento de passageiros de 3,3%.

Foi lançado o concurso para execução da empreitada da renovação e valorização do jardim existente junto da Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha, efectuadas pela Câmara Municipal de Portimão, no valor de 1,4 milhões de euros.

O Festival da Sardinha, que decorreu à beira - Rio Arade, em Portimão, registou 173 mil visitantes, batendo todos os recordes. A edição de 2025 terá lugar entre 5 a 10 de Agosto.

Até fins de Julho os empreendimentos turísticos algarvios que aderiram ao selo «Save Water» registaram uma redução de14% no consumo global de água.

Os museus e monumentos nacionais 5 milhões de visitantes em 2023. O mais visitado foi o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa) com um milhão, figurando Sagres (Vila do Bispo) em 2º lugar com 450 mil turistas.

O Arco da Vila, monumento icónico de Faro, vai ser alvo de renovação a cargo do Município, no âmbito do PRR, com um valor de 250 mil euros.

Em La Manga (Espanha) foram entregues os Óscares do Golfe (World Golf Awards) que distinguiu o Algarve (melhor destino), Monte Rey (Cacela) - melhor campo português e Hilton Vilamoura As Cascatas - melhor hotel de golfe.

Albufeira anunciou o cartaz para a passagem do ano que inclui dois concertos na Praia dos Pescadores: Dino Santiago no dia 30 de Dezembro e Xutos e Pontapés a 31.

O Festival Gastronómico «Arrebita Portimão» decorre nos dias 7 e 8 de Setembro com a participação de 24 «chefs» portugueses.

Foi criada oficialmente a Reserva Natural Local da Foz de Almargem e do Trafal na ponta nascente de Quarteira.

                                                                           JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

NA SAUDADE DO PROF. JOSÉ GUERREIRO

     Foi pela leitura, sempre aguardada em cada quinzena do jornal «O Sporting Olhanense», que me honra ser um seu modesto colaborador, que soube da infausta notícia da morte doo meu amigo e grande adepto e dirigente do «seu» S.C.O., professor José Celestino Lopes Guerreiro. Unia-nos um laço indefectível, já que foi na vaga aberta para professor efectivo, na sua vinda para a Escola da Cavalinha, que eu me efectivei na Fuseta, onde me mantivo durante duas décadas.

     Apreciei-o quer como pedagogo, tal como uma mão cheia de outros olhanenses (professores Carlos Lopes, Chumbinho (pai e filho), José Armando, Parreira Dias, Raminhos Dourado, João Martins, etc.), como dirigente desportivo (várias vezes chamado a ocupar as cadeiras directivas do maior clube deste concelho e por cuja mão me estreei na hoje Associação de Futebol do Algarve) e por empresário dinâmico, em que as carreiras fluviais são um dos aspectos.

    O prof. Celestino Guerreiro nasceu em Olhão (17 de Março de 1930), onde faleceu aos 94 anos, a 30 de Julho de 2024, com uma vida totalmente preenchida e gozando da estima geral da população olhanense. 

    Á sua honrada memória dedicamos o nosso profundo pesar e a homenagem por tudo aquilo que soube ser.


                                                                    João Leal

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

A Ministra do Ambiente e Energia visitou as praias de Loulé, incluindo o Garrão e garantindo um apoio de mais de 11 milhões de euros para a reposição das arribas destruídas.

    Foi publicada no «Diário da República» (07/08/24) a lei que isenta de taxas a circulação na A22 (Via do Infante).

     A ATA (Associação de Turismo do Algarve) refere que, no 1º semestre deste ano se registaram mais 2,8% de alojamentos e mais de 6% de voltas no golfe. As maiores subidas tiveram origem nos mercados norte-americano (+11%), Canadá (+ 16%) e Brasil (+4%).

    Stephan Mooreen foi nomeado Director Geral do São Rafael Atlântico, unidade de luxo em Albufeira.

    Encontra-se em consulta pública o projecto de construção do «Hotel da Natureza Ecoturismo 4 Águas», uma unidade de 5 estrelas na margem direita do Rio Gilão, em Tavira (antiga fábrica conserveira).

     Sob a presidência do dr. André Gomes reuniu a assembleia geral da RTA (Região de Turismo do Algarve), que entre outros assuntos aprovou: o balanço de contas e actividades do 1º semestre, a reestruturação do organismo, a eficiência hídrica e os contributos para o Orçamento e Plano de 2025.

     A AHETA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve) anunciou que no mês de Junho a ocupação hoteleira se fixou nos 83,6% ou seja menos 0,3% que no mesmo mês de 2023, situando-se as maiores nos mercados da Suécia (+0,4%), Países Baixos (+0,4%) e Alemanha (+0,3%).

      «Algarve, as férias que tu mereces» é o nome da nova campanha que a RTA promove visando os mercados português e da Andaluzia (cerca de oito milhões de potenciais clientes).

       «A rota das 5 aldeias de Budens» já está operativa oferecendo em dois percursos a visita ao «Trilho dos Romanos e dos Piratas» e o «Trilho dos Dinossauros».

        Na Praia dos Arrifes (Albufeira) foi descoberto um conjunto de 12 pégadas pertencentes a 5 dinossauros de 3 espécies diferentes, que datam de há 120 milhões de anos.


                                                                   João Leal

       

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

HONRAR A MEMÓRIA


             Tem a actual União das Freguesias de Faro (Sé/São Pedro) a que preside o dedicado e activo Eng. Bruno Azevedo Lage, dotado esta cidade de um conjunto de bustos e monumentos que enriquecem o seu reduzido património artístico público. São os casos dos bustos de Monsenhor Cónego Henrique Ferreira da Silva, junto á Ermida de Santo António do Alto e que durante largas décadas foi o Pároco da Freguesia da Sé, para além do «Irmão» de tudo e de todos e do Capitão Salgueiro Maia, herói da Revolução do 25 de Abril de 1974 e no cinquentenário deste histórico Movimento que restituiu a Liberdade a Portugal ou ainda do monumento ao Pescador da Ria, da autoria do artista farense Tó Quintas, implantado no Parque Ribeirinho, além no marinheiro sítio dos Moinhos, nas imediações do Teatro Municipal das Figuras. Soubemos agora, através do diligente Presidente da citada entidade que uniu com sucesso reconhecido as duas freguesias urbanas de Faro. que se pretende prosseguir esta valorosa acção, erguendo-se um busto em memória do navegador Bartolomeu Dias, que algumas fontes, o que não conseguimos confirmar nas fontes bibliográficas de que dispomos, ser natural de Faro ou de famílias oriundas da capital algarvia. O histórico navegador, que passou pela vez primeira o chamado «Cabo das Tormentas» depois, segundo El -Rei D. João II, o «Príncipe Perfeito» em cujo reinado foi aberto um «novo Mundo ao Mundo» de «Cabo da Boa Esperança», dispõe de uma artéria que lhe é dedicada e que ostenta o seu nome numa das mais belas placas toponímicas existentes em Faro, nas imediações do Teatro Lethes.

            Preciso é que a cidade capital não esqueça aqueles outros que lhe estão também e de maneira incisiva ligados como queremos neste escrito assinalar. São os casos de Brites de Almeida, a heróica «Padeira de Aljubarrota», já com o seu nome na toponímia farense e do Rei D. João III, o Piedoso que no dia 7 de Setembro (hoje feriado municipal) de  1 540 , elevou a Vila de Faro a Cidade. Nem sequer o seu nome foi dado a uma artéria ou erguida, a despeito de várias vezes anunciado, tal como o respectivo monumento. 

           São dois vultos que pela história que os relaciona com Faro merecem ser honrados e lembrados por Faro.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

HOMENAGEADO PELA DIOCESE DO ALGARVE O «COSTELETA» DR. ANTÓNIO BRÁS

NO DECURSO DA SOLENIDADE COMEMORATIVA DO ANIVERSÁRIO DA SÉ CATEDRAL DE FARO, PRESIDIDA PELO REVERENDO BISPO DOM MANUEL NETO QUINTAS FOI PRESTADA SIGNIFICATIVA HOMENAGEM AO VETERANO «COSTELETA» ANTÓNIO BOAVENTURA GONÇALVES BRÁS , CONHECIDO ADVOGADO FARENSE, PELOS 46 ANOS COMO MEMBRO DO CONSELHO PARA OS ASSUNTOS ECONÓMICOS. AO USAR DA PALAVRA O PRELADO ALGARVIO DESTACOU A RELEVÂNCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS, COM DEDICAÇÃO, SABER E EMPENHO PELO DR. ANTÓNIO BRÁS.

     

                                                                             JOÃO LEAL 

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

A GENERALIZAÇÃO DO GÁS NATURAL


      O recente aumento das botijas de gás que utilizamos nas nossas casas, ficando pelo dobro do preço que sai das refinarias trouxe á plena actualidade o não acesso da grande maioria das gentes portuguesas ao consumo do gás natural ou canalizado. Difícil vai a vida para a grande maioria de todos nós, pelo que havemos de recorrer a todas probabilidades que nos são proporcionadas para se alcançar o máximo que possível for para economizar.

      Neste caso do chamado gás natural (mistura de derivados de combustíveis fósseis) não entendemos, sem excluir a existência de rede própria, do seu fornecimento á grande maioria dos lares.

      Sem o pesado incómodo do transporte, pelo próprio utente ou pelo empregado da empresa distribuidora (implicando, o que é mais que justo e natural o encargo da tradicional gratificação - e como custa levar a botija ao 3º andar sem elevador!), hemos que é muito diferente os preços praticados entre os dois tipos de combustível.

       Não entendo, não consigo entender, como, por exemplo na rua onde moro nesta cidade de como num dos lados da artéria há o fornecimento de gás natural e no outro lado da mesma artéria e contiguas tal não se verifica. Quem paga ao fim e ao cabo é o mesmo, o cidadão protegido constitucionalmente pelo art. 1º da Constituição - «Todos os portugueses são iguais e em direitos...». Mas que tal em mil casos não se verifica é um assunto incontroverso.

       É certo que Portugal, ao invés de outros países (Nigéria, a maior fonte abastecedora; Estados Unidos da América, Qatar e Espanha, etc.) não possui jazidas deste combustível, mas o seu consumo processa-se naturalmente em milhares de lares.

       Ou vamos «democratizar» o fornecimento de gás natural ou vamos reduzir o preço do gás em botija (butano). Eu, por mim, jogo na primeira opção.

NOTÍCIAS DO TURISMO DO ALGARVE


     Um novo hotel do Grupo Água Hotels vai abrir em 2027, perto de Ferragudo (frente ao Centro de Congressos do Arade), com a classificação de 4 estrelas, um investimento de 20 milhões de euros e 160 unidades de alojamento incluindo 5 suites.

     O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, visitou a sede da AHETA (Associação dos Hotéis e Estabelecimentos Turísticos do Algarve), em Albufeira, reunindo com os seus dirigentes, resultando o ensejo de uma maior cooperação. Nesta visita esteve o Hotel do Castelo, em construção, nas Sesmarias (Albufeira) e que se apresenta como «exemplo e auto-suficiência energética».

     A conhecida marca norte-americana de cafés Starbrunken, abriu uma loja em Portimão (Centro Comercial Áqua).

      O INE (Instituto Nacional de Estatística) expressou a tendência de sinais de abrandamento do turismo no mês de Junho.

       Com vista para o campo de golfe Norte vai decorrer uma operação de 13 lotes na Quinta do Lago (Loulé).

        A AMAL (Associação dos Municípios do Algarve) criou uma plataforma «Põe-te a pau» (https:«põe-te a pau.pt» com a inclusão de todos os eventos que decorrem na Região.


                                                              João Leal

      

sábado, 17 de agosto de 2024

CRÓNICA DE FARO . JOÃO LEAL

O «17 DE AGOSTO»


       É uma data de um profundo significado e de uma hipersensibilidade para mim, daqueles dias ou efeméride que nos trazem sempre lembranças fraternas e um recordar de mundos havidos e vividos. Hoje, mais do que ontem e nunca se sabe se o futuro que haverá ou não o reviver das motivações.

       «Dezassete de Agosto» é o dia em que se vivos fossem se comemora o aniversário natalício de dois grandes amigos, como irmãos carnais, dos melhores amigos que vida tive e chamados que o foram para o Além.

        Vivem em minha saudade como a transparência de claras águas que os anos passam e as tornam mais e mais presentes na minha mais saudosa recordação.

            O jornalista JOSÉ BARÂO (no escrever autêntico da «monchiqueira» Glória Marreiros - «dos maiores repórteres que Portugal houve...»), fundador e director de «Jornal do Algarve» (1957), o «Times», como ele sempre designava o jornal, cuja paternidade lhe é devida, nasceu em Vila Real de Santo António, a 17 de Agosto de 1904. Muito jovem criou, com outros amigos, na sua terra natal, o jornal «Os Novos». Foi depois toda uma vida em Lisboa, onde trabalhou em vários diários e a criação, também com um grupo de amigos, que amigos todos eles eram, corria o mês de Março de 1957 do semanário «Jornal do Algarve». Três anos volvidos (1960) lançou com a «Operação Algarve / Turismo) talvez a maior operação havida na Região - Mãe. José Barão faleceu em Lisboa (Casa de Saúde das Amoreiras) em 30 / 08 / 1966, com esse pedido final de «Não deixem morrer o Times». De permeio toda uma vida consagrada ao Algarve e à Imprensa, havendo dirigido a Casa do Algarve e a Casa da Imprensa. Ao evocarmos a saudosa lembrança do «patrão» como afectuosamente o tratávamos, homenageamos também a memória de sua esposa de sempre, D. Ana Baptista Barão.

            Foi outro sim num 17 de Agosto, mas do ano de 1935, que nos Vilarinhos (São Brás de Alportel) nasceu outro dos grandes amigos que na vida houvemos, como de um verdadeiro irmão, o sempre lembrado Henrique Luís de BRITO FIGUEIRA. Menino e moço veio para Faro (Alto Rodes) para servir, porque outra inclinação (e se bem nos conhecíamos) não houve na sua activa vida. Foi-o na direcção de múltiplas associações (Farense, Rotary, Associação de Futebol, Bombeiros Voluntários, Montepio dos Artistas, Clube Popular de Faro, etc., etc.) Foi um autêntico servidor de causas este «meu irmão» que, profissionalmente atingiu, muito jovem, o cargo do «mais novo chefe de secretaria de todas as Direcções de Estradas do País».

     17 de Agosto - a lembrança, a saudade e o orgulho de haver tido ao longo da vida dois dos melhores amigos de sempre - JOSÉ BARÂO e BRITO FIGUEIRA.



                                                                                     JOÃO LEAL

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

FARO, CAPITAL DO FOLCLORE MUNDIAL


     Principia no Domingo, dia 18 de Agosto, prolongando-se até 24 deste mês, mais uma edição do «Festival Internacional de Folclore do Algarve», considerado «a maior manifestação folclórica que ocorre ao Sul de Portugal», e um certame de fama mundial. 

      Tal é do pleno e atestado reconhecimento do CIOFF (Organismo dependente das Nações Unidas, que o insere nos grandes festivais internacionais), vocacionado para a preservação e manutenção dos usos e costumes de todos os povos, a plantação da árvore da amizade no Jardim Manuel Bivar, os espectáculos em várias localidades e instituições de solidariedade social (caso da ARPI), os atelieres, a celebração ecuménica, etc. 

       Organizado pelo prestigiado Grupo Folclórico de Faro, decano dos agrupamentos folclóricos algarvios (fundado em 1930 por Serafim Carmona e Henrique Bernardo Ramos) e que, por esse Mundo em fora tem prestigiados os nomes da capital algarvia e da Região Mãe, terá a participação de intérpretes das danças, cantares e trajes oriundos de 7 países, terá como lema este ano: «A arte dos Povos no caminho da Paz».

      Para além das exibições diárias no palco instalado junto á Doca, temos a destacar, entre outros o espectáculo inaugural, sempre «com lotação esgotada» (na noite de Domingo, dia 18, no Teatro Municipal, às Figuras), o içar das bandeiras nacionais dos países presentes, a plantação da árvore da amizade no Jardim Manuel Bivar, os espectáculos em várias localidades sulinas e instituições de solidariedade social (caso da ARPI), os atelieres, a sempre significativa celebração ecuménica e a amizade gerada entre as centenas de participantes oriundos de todos os continentes e bem expressa no «hino oficial» do FOLKFARO - «unidos para sempre»!

   «Folkfaro 2024» mais uma edição de uma das mais importantes manifestações anuais que decorrem em Faro e em todo o Sul de Portugal, em que há a destacar o trabalho empenhado de dezenas de dedicados voluntários, «capitaneados» pelos incansáveis dirigentes Helena Franco e dr. Amabélio Pereira.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

A «Chef» Lúcia Ribeiro abriu junto do antigo «Poço» em Almancil a sua «Taberna», vocacionada para a gastronomia regional.

      A II Feira do Mar, vai decorrer de 6 a 8 de Outubro, organizada pela Maresia (Assciação Cultural), num terreno com 115 mil metros quadrados cedido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

       «Marina com Noélia» se chama o novo restaurante aberto sob a direcção da «Chef» Noélia Martins, junto á Marina de Olhão no «Real Marina Hotel & Spa».

         Decorreu no Largo de São Francisco, em Faro, a «Festa da Ria Formosa», em que o saboroso marisco da Ria foi a atracção maior, organizada pela VIVMAR (Associação dos Mariscadores e Viveiristas).

        Miguel Afonso dos Santos é o novo Director Geral do cluster de Vilamoura do Hilton Vilamoura no Vilamoura Garden Hotel.

        A Praia do Canal Nature Resort, em Aljezur, foi nomeada para o Prémio de Arquitectura «Micavau en Cliché». Faz parte das 14 propostas portuguesas num total de 362 nomeações.



                                                                                    JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

UMA INTELIGENTE MANEIRA DE POUPAR ÁGUA

Ainda não nos apercebemos verdadeiramente, talvez porque abrimos a torneira e a preciosa água continua a correr, da extrema gravidade que representa a situação hídrica em todo o Algarve. Fazem-se campanhas de várias formas estilos, como aquela das seis malas cheias de água nas passadeiras de bagagens do Aeroporto Gago Coutinho / Faro, no sentido de uma sensibilização de todos para a redução dos consumos que o mesmo é dizer o não desperdício do precioso líquido.

Há dias fomos, ocasionalmente tomar uma das habituais «bicas» diárias a um café fora dos circuitos que nos são costume. E como sempre pedimos o café com o indispensável «copo de água». Um hábito que dura e perdura como a tantos outros cidadãos. Só que em vez do copo de tamanho normal, de que normalmente pedido da água regressa ao balcão nos surgiu, com assinalada surpresa e franco regozijo, um pequeno copo, destes em geral utilizados para servir bebidas «brancas», mas com o líquidos mais do suficiente para «molhar o bico»,

Aqui está uma maneira inteligente para poupar água e de que maneira. Se pensarmos nos milhões de cafés que todos os são pedidos com o habitual «bica e copo de água» fácil nos é atingir a poupança que se regista. Onde aconteceu? No Café - Restaurante  «ASTOR», na Rua General Teófilo da Trindade, nas imediações da Igreja de Nossa Senhora da Esperança / Santo Amaro, do Hotel Dom Bernardo e do Cemitério da Esperança, gerido por um simpático casal de brasileiros, que veio «do outro lado do Mundo / do outro lado do Mar, nos trazer esta ideia que apelidamos de genial face ao grave problema da falta de água que o Algarve vive.

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

EM PECHÃO UM PARQUE PARA O ALGARVE

     A Câmara Municipal de Olhão assinou o contracto de elaboração do projecto para o «Parque de Inovação e Tecnologia do Algarve», a implantar na freguesia de Pechão e que comportará também a construção de 548 fogos para habitação e de um parque verde com a área de 10 hectares.

    Trata-se de um projecto do maior valor, não apenas para o concelho de Olhão, como para toda a Região Algarvia, uma vez que importa a toda ela, já que vai proporcionar o seu avança informático e tecnológico, com plena preocupação da preservação ambiental e um valioso contributo para um dos grandes problemas sociais - a habitação.

    O IPPPIT, sigla do «Parque de Inovação e Tecnologia do Algarve», bem como os blocos habitacionais e a zona verde, ocuparão uma área total de 48,58 hectares em propriedade privada na referida freguesia olhanense de Pechão, expandindo a zona urbana da Cidade de Olhão da Restauração e uma disponibilidade deste concelho para a criação de infra-estruturas fundamentais a todo o Algarve.


                                                                                                 JOÃO LEAL