sexta-feira, 23 de agosto de 2024

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

NA SAUDADE DO PROF. JOSÉ GUERREIRO

     Foi pela leitura, sempre aguardada em cada quinzena do jornal «O Sporting Olhanense», que me honra ser um seu modesto colaborador, que soube da infausta notícia da morte doo meu amigo e grande adepto e dirigente do «seu» S.C.O., professor José Celestino Lopes Guerreiro. Unia-nos um laço indefectível, já que foi na vaga aberta para professor efectivo, na sua vinda para a Escola da Cavalinha, que eu me efectivei na Fuseta, onde me mantivo durante duas décadas.

     Apreciei-o quer como pedagogo, tal como uma mão cheia de outros olhanenses (professores Carlos Lopes, Chumbinho (pai e filho), José Armando, Parreira Dias, Raminhos Dourado, João Martins, etc.), como dirigente desportivo (várias vezes chamado a ocupar as cadeiras directivas do maior clube deste concelho e por cuja mão me estreei na hoje Associação de Futebol do Algarve) e por empresário dinâmico, em que as carreiras fluviais são um dos aspectos.

    O prof. Celestino Guerreiro nasceu em Olhão (17 de Março de 1930), onde faleceu aos 94 anos, a 30 de Julho de 2024, com uma vida totalmente preenchida e gozando da estima geral da população olhanense. 

    Á sua honrada memória dedicamos o nosso profundo pesar e a homenagem por tudo aquilo que soube ser.


                                                                    João Leal

Sem comentários:

Enviar um comentário