quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CRÓNICAS DA SEMANA - DISCUSSÃO


COM PEDIDO DE PUBLICAÇÃO

Caro João Manuel Brito de Sousa

Se a transcrição de um texto na minha crónica, que não é de minha autoria, te leva a dizeres que não é justa nem pedagógica, por colocar em causa a dignidade de um professor, que poderei dizer de ti, que directamente pões em causa a dignidade da D. Amélia, da D. Fernanda, do Dr. Uva, do Dr Ribeiro...?

Com franqueza João Manuel Brito de Sousa!

Eu fiz apenas uma transcrição de um texto que se encontra editado em livro e que é contado pelo protagonista da história.

Não entrarei em polémicas de discussão. Ponto final parágrafo.

Eu escrevo mas... se não gostas daquilo que escrevo, diz! Eu colocarei a tampa na esferográfica.

Os melhores cumprimentos.

Alfredo Mingau

Colocação de Rogério Coelho

ANIVERSÁRIO DE ASSOCIADOS COSTELETAS




Fazem anos na 2ª quinzena de Agosto


16 - Maria Valentina Calado da Palma Domingos Abrantes; António José Parreira Afonso. 17 - Henrique Luís de Brito Figueira. 20 - José Carmo Elias Moreno; Maria Alice Nunes Mestre; José dos Santos Rocha Júnior. 21 – Maria da Conceição Pinto Pires 22 - Graciano Guerreiro Inês; Rui Manuel da Conceição Rosa. 24 - Diamantina Antonino Baeta Gonçalves. 25 - Manuel Mário Matoso Silva Domingues. 27 - José Francisco Guerreiro Mendes 28 - Manuel Rodrigues Serafim; Jesuíno José Amândio Oliveira; Felisbela Guerreiro da Palma Morgado. 29 - Jacinto Manuel Afonso Teixeira Nunes; Maria José Geada Mendonça Piriquito de Almeida Rodrigues; Drª. Maria Almira Pedrosa Medina; Jorge Manuel Neto da Cruz.
OS NOSSOS PARABÉNS A TODOS

Pesquisa e colocação de Rogério Coelho

A CRÓNICA DO MINGAU


VAMOS DISCUTIR A CRÓNICA DO MINGAU?

MEU CARO

A tua crónica, acerca da aula do Dr. Urbano, não me parece justa nem pedagógica, por colocar em causa a dignidade do professor. Cenas dessas que tu contas, todos nós tivemos e houve em todos os estabelecimentos de ensino do País, como refere o psiquiatra Dr. Daniel Sampaio, sem tirar nem pôr, na sua obra “VOLTEI À ESCOLA”

Entre muitas histórias dessas, poderei referir aquela em que a D. Amélia, em Francês no 1º ano 1ª turma do CGC 54/ 55, não conseguia dar a aula, porque havia pedrada a sério dentro da sala com calhaus levados do recreio. As tampas das carteiras individuais levantavam e a rapaziada defendia-se assim dos arremessos. São atitudes que reprovo à distância e sem qualquer razão de ser. A minha postura de aluno deveria ser a de estar atento e aprender e respeitar a professora deixando-a trabalhar.

Mas a brincadeira começou logo no 1º ano nas aulas de desenho com a D. Fernanda a quem a rapaziada apelidava de camião gigante por ser muito alta. A pobre da senhora não conseguia dar a aula, porque nós, os putos não deixávamos, o que, convenhamos, não nos dignifica nada.

Nas aulas do Dr. Uva também houve umas coisas, mas o mestre conseguia dominar a turma com as faltas de cabeça gorda. Uma vez o Quinta Nova pediu uma explicação, senhor Doutor tenho uma dúvida e o mestre disse, uma dúvida foi o que o senhor disse? E vai daí o Dr. Uva deu um murro nuns dossiers que estavam sobre a secretária e era uma vez um par de óculos que estavam por baixo dos ditos. E há ainda aquela do Verdelhão, ó seu cagão....

Na aula do fonética, o Dr. Ribeiro da Silva não dominava a turma e vai daí o Edménio apontou-lhe a pistola. Mas esta turma ombreava com o 2º 4ª dos tempos do Franklin e ia desde o Zé Contreiras até ao Sabú, Óscares, Fialhos, Alex, Macedo, Jorge Barata & Companhia.

O Brito, dono da bomba de gasolina na Falfosa, emigrado na Venezuela e já falecido, disse-me que foi ele que colocou a bomba de Carnaval na aula do Xêncora.

Haverá muito mais histórias para contar, mas devemo-las encarar, hoje, com algum desgosto, porque decididamente não fomos bem comportados se bem que na altura achássemos muita graça.

Tem a palavra o Mingau...


Texto de

JBS

CRÓNICAS DE WASHINGTON


Meu amigo, grande amigo

Acabei de ler durante as mini ferias em Myrtle Beach "A voz da terra"... Confesso que fiquei confuso com o Marques de Pombal .....figura impar na nossa historia mas ao mesmo tempo um tirano ....sera que para se ser um estadista (nao um politico!) um homem tenha que não ter coracão? E se fosse hoje um espirito como o de Carvalho e Melo daria frutos ou seria apodado de ditador e era amaldicoado pelos seus pares!!!!

A razao e o direito nem sempre sao parceiros no mesmo lado da barricada !....será que o terramoto criou Pombal ou o Pombal usou o terramoto para a sua politica de modernizacão?!Creio quePombal sem a hecatombe nao teria sobrevivido a nobreza e acabaria no cadafalso que ele tantas vezes usou para subjugar os grandes do reino....serviu-se da igreja e acabou degolando-a quando esta ja' nao lhe servia....enfim....muitas achas para a minha fogueira!

COMENTÁRIO

Meu velho companheiro e amigo.

Considero o teu texto fantástico para levar a rapaziada a discernir sobre estas coisas. Em minha opinião, o Marquês de Pombal fez o que tinha fazer. A nobreza foi tratada de igual para igual, o que lhes causou dissabores. Mas na época era assim. Pombal metia as pessoas na cadeia e esquecia-se lá delas. Mas deixou obra de homem de vistas largas que ainda hoje está actual.

Não é fácil tomar uma posição mas estou do lado do MARQUÊS.

Vasco Mantas, diz aí de tua justiça.


abraço do

JBS