quarta-feira, 19 de agosto de 2009

UM CASO INSÓLITO




Uma amiga, que diz não ser costeleta, mas é casada com um grande Costeleta, enviou-me uma mensagem dizendo que recebera uma comunicação, relacionada com o nosso Blogue, para que todos os comentários fossem dirigidos para o seu mail.


Chamo a atenção de quem quer que seja para o facto insólito e de mau gosto, para não dizer ridículo. Agradeço que a pessoa que o fez tenha consideração.


A mesma amiga, me informou, ser leitora do nosso blogue (àparte as polémicas desinteressantes)


Para bom entendedor...


Rogério Coelho

O ESTATUÁRIO

Romualdo Cavaco



Ainda ...
Dr. Furtado

(continuação)


Certa aula de História antes do Professor nos falar da “Confederação dos Tamoios” ocorreu-lhe o Pe.António Vieira, que ele admirava.
“Comprem os Sermões ... da Edit. Lello ... viveu mais de cem anos ... serviu três reinados... escreveu do melhor que há na literatura portuguesa ... e desatava ...”

“arranca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura, informe, e depois que desbastou o mais grosso, toma o maço e o cinzel na mão e começa a formar um homem: primeiro membro a membro e, depois feição por feição, até à mais miúda. Ondeia-lhe os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, afila-lhe o nariz, abre-lhe a boca, torneia-lhe o pescoço, estende-lhe os braços, espalma-lhe as mãos, divide-lhe os dedos, lança-lhe os vestidos. Aqui desprega, ali arruga, acolá recama. E fica um homem perfeito e talvez um santo que se pode pôr no altar. “

Nota: Quando o Dr. Furtado citou o estatuário, apenas fixei as primeiras linhas. O resto fui procurar nos Sermões.

Um abraço.
Romualdo.
Cortelha, 2009.08.03


Recebido e colocado por Rogério Coelho

OS COMENTÁRIOS II


ACIMA DE TUDO O ESPÍRITO COSTELETA

COMENTARISTA: aquele que na imprensa escrita ou falada, se especializa em determinados assuntos e faz comentários acerca do desenrolar dos acontecimentos (do dicionário)

Como fui eu o provocador do que se está a passar, apenas peço um pouco de contenção e que seja preservado o espírito costeleta, esse estado de alma, de que falou o Professor Américo.

A minha intenção foi dar a possibilidade aos costeletas de dizer não, mas isso exige uma certa diplomacia, que, bem vistas a s coisas não é fácil obter e eu também não sei se sou possuidor dela.

A linha mantem-se e peço ao JORGE TAVARES e ao ALFREDO para não abandonarem o barco, apesar de eu pensar que esses temas estão esgotados e o blogue precisa de evoluir para outras temáticas.

O que disse o A. Gabadinho acerca de uma frase do Dr. Domingos Grilo revela uma respeitável opinião, nada mais do que isso. Já tenho saudades do futuro, disse o poeta Teixeira de Pascoaes.

Autores há que remetem a importância das coisas para o agora.


Mas quem gostar de recordar tem esse direito de o fazer o mesmo se passa com os outros. Mas...

tehamos um pouco de calma, ok.


Texto de
JBS

BONS DIAS




PELAS MANHÃS


Passo por aqui, na herdade
Para saber como vai isto
E apuro esta verdade
Eh pá... a malta gosta disto

Por isso Alfredo ... escreve
E tu Jorge, avança também
Quem não teme não deve
Por isso ó Tavares, vem

Maurício, o Rogerinho está a pau
Manda um texto já não é mau
E eu de manhã vou ver a produção

Rapaziada, dêm alma à fazenda
Façamos do blogue uma lenda
E que haja aqui a continuação.


Texto de
JBS