segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DEZ ANOS EM FARO; 1953/63


FARO, ANOS 60

Eu andei por lá nesses tempos. O ponto de encontro da malta da Escola Comercial e Liceu era no Olímpico, onde se jogava bilhar. O melhor bilharista de FARO era o Máximo, que era lá empregado. Entre os jogadores do Liceu o melhor era o Matias e da Escola eram o Jacinto da cortiça e o Ernesto, que foi parceiro de carteira do Cavaco Silva, com quem jogava ping pong.

Quando se entrava na sala de bilhar na primeira mesa à esquerda realizava-se ao fim da tarde uma quadrada com o Leal da Câmara, um tipo magríssimo não sei de onde, um funcionário do BESCL de Olhão e um tipo do Porto que era doTribunal. Assisti aí a grandes jogatanas...

Quem aparecia por lá a jogar dominó era o Zé Luís o campeão mundial de luta livre. Desse tempo do Liceu e Escola Comercial os alunos que mais se salientaram que me lembre foi o Jaime Machado do Liceu, hoje Juíz e o Herlander Estrela, Economista que foi Secretário de Estado das Finanças e Administrador do Banco de Portugal e do Montepio.

O melhor ciclista de Faro desse tempo era o Inácio Ramos que correu no Ginásio de Tavira e Louletano. Nessa altura, chegaram ao FARENSE vindos do Corunchense o Remígio, ponta de lança e o Armando, ponta esquerda. Penso que o Catoira também é desse tempo. O guarda redes era o Soromenho lá Escola Comercial quefoi júnior com o Capitolino, o Zé Nanotas, o Carneirinho, o Zé Bento, o Zé Gonçalves, o Adanjo, o Larguito e outros.

Figuras típicas desse tempo eram o TECA que acompanhava muito com ofilho do Coronel Sampaio, o mais novo, já que o mais velho era o Sampaio guarda redes de andebol do LICEU, o melhor depois do JAIMINHO diziam, porque ainda houve outro bom que foi o Zézinho. Jogavam ainda o Virgílio, o Quaresma, o Rocha Pinto e outros.

Havia ainda o Caça Brava um tipo que vendia codornizes às quatro datarde na rua de Santo António. E havia o Cartaxo fotógrafo desportivo que tinha uma vitrine na Rua de Santo António. A Rua de Santo António era transitável no sentido do jardim da doca para o Liceu. O Diário Popular que trazia aos domingos os relatos de futebol dos jogos da segunda divisão chegavam a Faro às onze horas da noite e vinham no rápido que saía de Lisboa às cinco e um quarto. Gostava de ver publicadas outros artigos sobre Faro desse tempo.

texto de
JBS