sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO


O autor.

À ESPERA QUE PORTUGAL DESEMPATE.

Da foto da MP que nos enviou o Luís de Sousa, é importante referir e lembrar_

LUDGERO CAMPINA – É o primeiro da fila da esquerda, Curso de Serralheiro Mecânico, atleta dos 5 000 e 10 000 metros, correu na Escola com o João Sares Reis e foi fundista no Benfica. Cantava o fado. Faleceu.

ATRÁS – Desconhecido.

LUIS DE SOUSA – É o primeiro da fila do meio. Está na Venezuela e é o dono da foto original.

ATRÁS – DONALDO, velho amigo que deixou saudades (golo do Chipre) nas aulas do Dr. Uva, venha cá o Pato.

JORGE VALENTE DOS SANTOS – (Golo de NANI, 3/ 2) É o primeiro da direita, excelente andebolista e melhor basquetebolista, bancário no B. Borges e BNU. Também conhecido por Jorge Barata. Não sei nada dele e fomos colegas de turma e somos amigos.

ATRÁS - JACINTO – (Golo de M. Fernandes) Do curso de Serralheiros, irmão do Bassora, jogador de futebol do Farense e Olhanense.. Faleceu.

Deixo-vos um abraço.
JBS

DO CORREIO ELECTRÓNICO

Com pedido de publicação recebemos o mail que transcrevemos na íntegra

Olá Rogério,
Venho, por este meio, solicitar que dê o devido andamento à carta que segue, em anexo, ou me diga a quem a enviar.
Pretendemos editar um livro sobre a Vila Adentro, cuja edição de 1500 exemplares é de15.682€, acrescido de 6% de IVA.
Lembrei-me que os Costeletas poderiam ajudar-nos nesse sentido.
Refiro que neste momento contamos com o apoio da Direcção Regional da Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Faro.
O livro já está pronto para dar entrada na gráfica e, caso estejam intessados, estou disponível para mostrar uma maqueta da obra.
Agradeço, desde já, a sua atenção e peço desculpa pelo incómodo.

Um abraço,
rosa trindade

"VILA ADENTRO
- O ESPÍRITO DO LUGAR"


Exmos. Srs .

Faro: 02-09-2010
Assunto: Edição do livro “Vila Adentro – O Espírito do Lugar”

Como professoras de Artes da Escola Secundária de Tomás Cabreira, em Faro, desenvolvemos com alunos dos 11º e 12º anos, ao longo dos últimos três anos lectivos, um projecto relacionado com a Vila Adentro. Deste trabalho resultou o livro “Vila Adentro – O Espírito do Lugar” que não se limita a descrever o local mas a captar a sua alma através de um percurso em que todas as ruas são apresentadas por alguns dos seus alçados, pelo aspecto formal das suas plantas, pela história da toponímia, por desenhos e fotografias manipulados de modo criativo, representando aspectos gerais ou pormenores dos espaços em estudo, criando um novo olhar sobre a cidade velha e permitindo, a quem vier a usufruir desta obra, descobrir a fantasia da realidade… As imagens são acompanhadas por textos sobre as características das ruas e da sua arquitectura, sobre os sentimentos e emoções que delas emanam e os testemunhos de quem lá viveu. Como complemento, a inclusão de um glossário esclarece, a quem não estiver sensibilizado para o tipo de terminologia técnica e de algum vocabulário mais popular utilizados no livro, sentir-se mais esclarecido e por consequência, também, mais envolvido emocionalmente.
Na introdução deste livro referimos que “Lançar o desafio de estimular o olhar, o sentir e o saber, através da reflexão histórica, social e estética, valorizando a riqueza da nossa história em termos arquitectónicos e sociais, no sentido de defender e divulgar o património local à comunidade… permite, não só, conhecer a história e usufruir do espaço mas, também, sentir a própria essência e espírito do lugar.”
Porque queremos despertar consciências para a importância da preservação e valorização deste maravilhoso espaço urbano da cidade de Faro e estando cientes da qualidade do nosso projecto vimos, por este meio, solicitar o apoio da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira para a publicação do livro, cujo orçamento, para 1500 exemplares, é de 15.682€ mais IVA à taxa em vigor (6%).


Com os nossos melhores cumprimentos,

As Docentes Coordenadoras do Projecto

Maria Rosa Trindade
_______________________

Maria Dulce Bulha
_______________________


Ao ANTÓNIO VIEGAS

O blogue precisa dos teus textos, portanto, não hesites, quando tiveres disponibilidade, mete mãos à obra.

Peço-te que o faças, porque o sabes fazer e juntos somos mais fortes. Seria interessante que tu, o Mingau e o Maurício aparecessem mais.

E todos os outros bons cronistas e poetas que a Escola deu.

Os amigos são o sal da vida, disse Jorge Amado.

Não leves a mal esta retórica, nem tu nem o Rogério, a quem não pedi licença para escrever este texto. Mas estou a pedir agora, se achares bem publica, ó mano. Só nesse caso.

Vamos reescrever o passado, com orgulho de sermos costeletas.

E para todos aí vai o resumo do meu novo romance, que tu já conheces, a sair na próxima semana.


José Lázaro é a personagem central deste romance que se situa à época da Primeira Republica. A história fala da Lisboa desse tempo e dos seareiros alentejanos que iam divertir-se nas noites dessa Lisboa, onde Lázaro era figura muito popular tendo ganho conhecimentos pessoais com os latifundiários, a ponto de vir a casar com a filha única de um deles, situação que o seareiro não hesitou em aceitar porque entendia que a gestão das herdades deveria estar entregue a um homem.

Lázaro não defraudou o seareiro mas a filha defraudou-o a ele. Houve problemas na relação e Lázaro foi parar à cadeia. Ainda admitiu voltar à liderança da Herdade, quando saiu, mas, ponderou melhor e veio instalar-se no Algarve, onde ainda arrendou umas terras de cultivo.
Fez - se notar pelo seu bom porte físico e fez amigos. Depois de ter feito tudo o que queria, deixou-nos.

A literatura não é História, por isso algumas passagens do romance estão escritos como eu gostaria que fosse.

À chegada ao Sítio, perguntou por alojamento. Mostraram-lhe uns aposentos que Lázaro aceitou, “COMO SE GOSTASSE”.

JBS
ANIVERSÁRIO DE ASSOCIADOS COSTELETAS

Fazem anos no mês de Setembro os seguintes Costeletas:

. 03 – António Manuel da Conceição do Vale; Francisco Gomes Abreu Vivaldo; Maria Isabel Trindade Carvalho Monteiro; Maria José Correia Nunes da Cruz Seruca; Victor Manuel Pontes Paquete. 06 - Graciete Passos Pinto Bentes Estevinha; José Vítor de Jesus Silva. 07 - Lígia Conceição Gonçalves Correia Martins. 08 -;José Morgado Norte. 09 - Sérgio Fernando Pires Anica. 10 - Aníbal José Gonçalves Duarte; Adriano Belo de Carvalho. 11 – António Camilo Nascimento; Custódio D. Mendonça. 13 - Marília de Brito Barros. 14 - José Eusébio Sancho Pontes. 15 - Maria Célia Sousa Matoso Viegas Matias. 16 - António Serafim Barão. 17 - Custódio Manuel Santos; Jorge Manuel Matos Roque. 18 - Carlos Manuel Sousa Eloy Guerreiro; José Madeira Guerreiro Mealha. 19 - José Horta Viegas Nascimento; António José Carvalho da Silva e Costa; Dra. Maria José Chamiço Guilherme; Apolinário Farias Geada. 20 - José Manuel Pontes Gonçalves; José Domingos Parreira. 21 - Maria do Carmo Negreiros. 22 - Eugénio Estêvão Filipa Dionísio. 23 - Aníbal Aleixo Filipe; Lucília Maria Campos Carneiro Telo Pereira. 24 – Maria Valentina Aleixo Martins. 25 – Lídia Rosa Nunes. 27 - José Egídio do Rosário Gouveia. 28 - Wenceslau Pinto Nunes; Manuel Pires Vitória; Maria Celeste Gonçalves Pereira; Diogo Costa de Sousa. 29 - Manuel Palma Pires. 30 - Assunção Vargas Brito Dores. 31 - Virgílio Nicolau Pires.
OS NOSSOS PARABÉNS
RC.

RECORDANDO FRANCISCO ZAMBUJAL

Quando eu entrei na Escola, estava o Chico no último ano do curso e de saída para o Magistério Primário. Nessa altura, eu estava hospedado em casa da mãe da Natércia que já namorava com o Chico.

Portanto a minha relação com ele começou em 1953 quando ele ia lá a casa. Depois, mais tarde foi meu professor de desenho no Magistério. A última vez que o vi foi em
Oncologia, onde tinha ido a uma consulta.

Foi ele que fez os desenhos dos alunos finalistas do meu curso de contabilista no Instituto Comercial de Lisboa, alguns apenas pela fotografia.

Passeava muito na Rua de Santo António com os Professores Daniel Faria e Fortes.

Frequentava a Brasileira onde deixou muitos trabalhos expostos.

Era um senhor e foi um grande costeleta.

Como caricaturista desportivo foi dos melhores de todos os tempos.

Melhor do que eu podem falar dele o Casimiro de Brito, o João Leal, a Maria José Fraqueza, o Manuel Inocêncio Costa, entre muitos outros.

È uma justa homenagem essa que lhe querem fazer.

Como costeleta sinto-me orgulhoso de ter tido um colega e um professor como o Francisco Zambujal.

Um abraço para ti ó Chico.

João Brito Sosa
HOMENAGEM AO COSTELETA FRANCISCO ZAMBUJAL

Sr. Rogério,

Nos idos anos de 1958/59, fui aluno do prof. Francisco Zambujal na antiga 4ª. classe e, na ao tempo chamada de Escola Primária de S. Luís.
Tive explicações em sua casa na Rua Actor Nascimento Fernades tendo em vista o exame de admissão à Escola Industrial. Aqui, tive a oportunidade de verificar a facilidade de execução das mágnificas caricaturas em que na verdade era Mestre.
De referir que o prof. Zambujal era um exímio coleccionador de passáros. Tinha no seu quintal uma razoável gaiola com aves das mais variadas raças.
Homenagem justa ao grande Mestre da caricatura que foi Francisco Zambujal.

Cumprimentos

AGabadinho

Nota: Sem permissão do signatário, tomei a liberdade de publicar este depoimento
RC