terça-feira, 14 de setembro de 2010



NÃO É JUSTO ESQUECER


Gisela da Conceição Maria Marques,

Não só porque é costeleta dos anos dourados da Escola, sem menosprezo por outras brilhantes gerações de bons alunos, também não só porque foi a esposa do Franklin, mas, sobretudo, quero recordá-la aqui, porque é a Presidente da Direcção do GATO, que vai assinalar agora o seu 20 º aniversário no dia 9 de Setembro próximo.

Para comemorar esta data e também para angariar fundos, vai esta Associação realizar um Jantar de Solidariedade em 1 de Outubro de 2010. Este evento que contará com um espectáculo da banda algarvia IRIS irá ter lugar na Quinta da Senhora Menina em Faro pelas 20h00.

A Associação GATO – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, foi fundada em 1991, pela costeleta Gisela Marques, a advogada Margarida Gouveia e a psicóloga Margarida Guerreiro, sendo a costeleta Gisela numa primeira fase tesoureira da Direcção ocupando presentemente o cargo de Presidente da Direcção.

È de assinalar a ocupação da costeleta Gisela, não só no condição de Presidente da Associação, mas sobretudo evidenciar a sua disposição e dispensa do seu tempo pessoal, consumido em prol de uma actividade humanitária, que é sempre de enaltecer.

O mundo precisa de todos e sobretudo de gestos e atitudes, onde sobressaia um sorriso amigo, um abraço forte, uma mensagem de esperança e um grito de confiança donde resulte uma forte condição de bem estar, instalada no coração de quem tais actos pratica.

O mundo tem que ser assim, aprender a viver em solidariedade.

Obrigado Gisela por essa demonstração sincera de humanismo. Os costeletas orgulham-se disso.

È o que eu penso.

JBS

DO CORREIO ELECTRÓNICO



Meu caro amigo

Peço-lhe que publique
Um abraço
Palmeiro

Depois de ter lido várias vezes, e pensar, resolvi publicar este "desabafo" do Costeleta Palmeiro. Reservo-me o direito de não publicar, a partir deste momento, tudo aquilo que possa desfigurar o blogue Costeleta. Na próxima reunião de quinta feira da Direcção, em que estarei presente; não faço parte da Direcção mas sou um dos elementos que me convidaram para a Comissão de Eventos, como se encontra registado em Acta, darei conhecimento dos factos. Factos que me entristessem profundamente para continuar. Entretanto colocarei, e só, tudo o que possa dignificar quer o blogue como quem os subscrever, em post's ou comentários.

Rogério Coelho

PARTINDO A LOIÇA

Certamente ainda não foi esquecido o episódio caricato de uma disputa verbal entre o signatário e o João Brito Sousa (JBS). Bem aconselhado pelo Rogério parei após um último comentário do João, beirando o insulto, achei sensato o conselho e acatei o mesmo.
Passados alguns dias recebi um mail do João, que havia solicitado o meu endereço electrónico ao Rogério. Nessa mensagem (que mantenho em arquivo) foi-me solicitado que dissesse o que tinha a dizer e assim fiz. Mais correio electrónico (que também mantenho em arquivo) onde me é dito que afinal não me conhecia bem, que eu tinha razão e que iríamos acertar as agulhas no futuro (o dito e o subentendido).
Não fiz mais qualquer comentário no blogue e vi publicada outra troca de correspondência, que entendi como a querer dizer “a paz foi selada”. Por mim foi, mas com um pé atrás.
Existem em todas estas guerras de comentários em que quase sempre os protagonistas são os mesmos, um aspecto que, parece-me, ainda ninguém avaliou com a seriedade que o assunto merece:
- O blogue “os costeletas” foi criado pelo Rogério que o colocou ao serviço da Associação, continuando como responsável pelo mesmo.
- Generosa e gratuitamente dedica ao mesmo, muitas horas diárias do seu descanso e da sua vida privada.
- O blogue tem na apresentação a fotografia da nossa Escola. Um estabelecimento de ensino respeitado e em que todos nos revemos.
Quem me levantou a questão foi o meu neto João Afonso de 11 anos de idade e aluno do sexto ano de uma escola idêntica.
Como costuma acompanhar-me aos almoços dos costeletas e conhecedor da existência do blogue, solicitou-me autorização para entrar e eu concordei. Navegou durante duas ou três horas e no final disse-me:
- Avô nunca mais quero entrar aqui!
- Porquê?
- Olha, muitos dos comentários que li, são tudo aquilo que tu me dizes para eu não fazer ou dizer. Sabes avô nunca mais quero ir contigo a almoços dos Costeletas.
As palavras dele martelaram na minha cabeça e fizeram-me pensar que certamente, crianças e jovens adolescentes, actuais alunos da nossa Escola, terão acesso também e acompanharão o triste espectáculo, das birras, dos acessos de fúria, faltas de educação e de respeito.
Que belo exemplo nós estamos dando!
Quero referir especificamente o texto “ORGULHOSAMENTE PARADO” do JBS e dizer-te João, este é o outro João de que te falei e as pessoas não podem estar sujeitas ao teu humor, ninguém merece isso e muito menos o Rogério.
Podes ser um bom escritor, és com certeza, podes ser um homem muito culto, também tenho a certeza que és, até mesmo um sobredotado, mas tudo isso não te dá o direito de dizer o que te vem à cabeça e desrespeitar ou ofender quem te apetecer.
Eu fico com a minha ignorância, mas respeitando o meu semelhante e exigindo também ser respeitado.
Acredita que não é ironia, é sim um conselho de amigo, procura ajuda porque não estás bem. A vida é stressante.
Em termos de opinião, é o fim da minha colaboração. Continuarei a enviar alguma coisa para o “cantinho dos marafados”, mas só isso.
Surpreende-me que os colegas não se tenham manifestado contra o texto do JBS e também me surpreende o silêncio da Direcção da Assossiação.
Estou disponível para participar em qualquer evento que possa minimizar e desagravar o que considero uma ofensa ao Rogério, bem como. que o autor faça um pedido de desculpas formal.

Um abraço a todos

António Palmeiro