terça-feira, 21 de setembro de 2010

DAQUI!... E DALI!

Amanhã celebra-se o 10.º ano do Dia Europeu sem Carros.
Em Portugal vão decorrer
várias iniciativas


Já lá vão dez anos desde que Bruxelas decidiu: a 22 de Setembro não se anda de carro. Bom, não é bem assim, mas quase. E, em prol do meio ambiente, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, aderiram à iniciativa. Na altura, em 2000, houve um frenesim nacional e várias cidades "barraram" a circulação aos carros, que deram lugar a bicicletas, skates, patins e transportes públicos.

Este ano, e de acordo com o site mobilityweek.eu, meia centena de municípios portugueses, de norte e sul do País, participam no Dia Europeu sem Carros (DESC), que se celebra amanhã. O DN seleccionou algumas iniciativas que vão decorrer durante o dia e assinalou locais onde o trânsito estará condicionado (ver infografia).

"Agarre a bicicleta e celebre o dia sem carros!" é um dos apelos feitos por várias autarquias. Além da bicicleta (o meio de transporte a cujo uso mais se apela), há outros transportes disponibilizados para evitar congestionamentos e "alimentar" uma mobilidade mais sustentável.


Mas, afinal, qual a função utilitária deste dia?, quisemos saber. Em Almada, são peremptórios: "A maior parte dos municípios não tem bem consciência dos objectivos deste dia. Como é evidente, não se resolvem as questões da mobilidade num dia." No entanto, Catarina Freitas, directora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável, da câmara, garante que "esta não é uma causa perdida, desde que se assuma que há que sensibilizar a comunidade sobre os impactos negativos resultantes da mobilidade como ela está. Há que mudar e, para tal, começar por algum lado".

Já a arquitecta Catarina Pires, da Câmara de Santarém, assegura que "a ideia de haver alternativas a veículos a combustão está a cativar cada vez mais pessoas".

A campanha DESC surgiu na sequência de uma directiva europeia (Directiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar existente nas cidades.

IN DIÁRIO DE NOTÌCIAS
RC.

Conceição Jardim
- - - - - - - - - - - - - - - - -
Técnicas de Saúde
-------------------------------

Junta de Freguesia da Sé - Faro
Delegação da Penha
Rua Jornal "O Algarve" nº 39 8005-243 Faro
Tel: 289 803 416
Fax: 289 803 417
www.jf-se.pt