MARÉ VIVA
O barco desliza pela água com extrema suavidade.
Mais do que golpear a água, os remos pensam-na, saboreiam-na. E a água, mais do que tolerar, recebe o suave peso. De tanto pensar a água, de puro norte, o barco está desorientado.
Madeira e água desejam-se.
Há dois lábios de água para cada pedaço da pá de madeira e uma boca de água para cada remo. O céu do paladar dessa boca de água é feito de espuma tranquila e essa tranquilidade é o ensino que reparte o prazer, na forma de erecção deslizante.
O remador assiste a este espectáculo de suavidade com a boca seca e chama em seu auxílio a saliva. Apercebe-se que não governa os remos, que os imita; apercebe-se de que acaricia os punhos, em círculos que se encerram na palma das suas mãos.
Da mesma maneira a água pule a madeira, a madeira é o polimento da água e os olhos aquosos do remador que rema sem remar parecem pérolas nesta cena nacarada.
Durante um longo tempo, o remador não de atreve a abandonar este estado nem a persistir nele.
Agora a madeira está a ponto de incendiar a água e está a ponto de arder. O remador levanta o olhar e, do centro da Ria Formosa, o homem contempla os dois navios de guerra ancorados em frente, nas quatro águas.
Dos navios ouvem-se apitos e ordens e marinheiros a correrem dentro dos navios a Bicuda e a Azevia. Olha os dois vasos de guerra majestosos na sua frente.
O remador dispõe-se a seguir por entre os dois navios. As mãos agarran-se aos remos, que começam de novo a golpearem á água. Madeira e água repelem-se, chamando-se. Madeira e água deixam de se acariciar e tocam-se. Remando e conduzindo o barco até mais à frente. Pára de remar; arruma os remos dentro do barco e lança a ancora pela borda para dentro da água. O barco estaca. Começa a levantar-se a ondulação e nota-se a Água a subir nas margens. Prepara os anzois e coloca-lhes o engodo lançando-os dentro da água. É necessário pescar algum peixe para sustento da família. Levanta os olhos para o céu e repara na lua que se vai erguendo. Lua cheia
Maré viva.Alfredo Mingau
(Crónica de ficção e realismo)