sábado, 9 de outubro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO

RECORDAÇÕES

A FOTO NO CAFÉ DO JORGE
Por João Brito Sousa

Aquela foto, onde estão o Filipe Vieira, o Jorge, o Zé Paixão e esposa, o Rogério e esposa, é quanto a mim, um momento alto do blogue.

Porque é uma foto que fala e traz consigo recordações dos bons tempos de estudante.

E traz-nos à memória a doca, o Jardim Manuel Bívar, á direita o Arco da Vila e à esquerda o estabelecimento bancário CGD onde trabalhou o costeleta Julião.

E também os dez a zero que o Filipe Vieira, avançado centro do SLFaro, levou do Olhanense do Parra.

Depois indo até à Pontinha, á esquerda, recordamos o Café Aliança agora demolido onde o senhor Américo, no seu desempenho profissional, me engraxava os sapatos. O senhor Américo era uma pessoa distinta, sempre muito bem penteado, metido na sua calça e casaco de ganga, não sorria facilmente e era um excelente profissional.

A seguir vinha o café do Marcelino, onde ao tempo das secções preparatórias eu e o Firmino Cabrita de Albufeira íamos tomar café, porque tínhamos aulas as 16 horas, com o saudoso Dr. Jorge Monteiro a Matemática e a Física e o Dr. Quaresma a Literatura.

Nesse Café o empregado era o Sota, que era muito nosso amigo, porque nos educava, dizia-nos que deveríamos cumprimentar as pessoas que chegavam, dizendo um boa tarde, porque entravam os funcionários da Casa Verde e outras, cumprimentavam-nos e nós nada.

Digam boa tarde rapazes, dizia o Sota.

Em frente ao edifício da CGD ficava o Quiosque do Vieguinhas, onde o filho, o Carlos Alberto vendia jornais. Apareciam por lá o Justino e o Alex (falecidos) e o Verdelhão.

O lado ficava o fotógrafo à la minute, o senhor Seita, onde eu uma vez fui tirar umas fotos com a minha tia.

Tantas recordações.

Obrigado Rogério.

Ab.

Jbritosousa@sapo.pt

Sem comentários: