quinta-feira, 7 de julho de 2011

DIVAGANDO
Por João Brito Sousa

Apetece-me ir por aí. Já estou na estrada e não tenho destino. Não sei para onde vou, mas sei que não vou por aí, como disse Régio no seu Cântico Negro. Tenho vontade de escrever e cá estou. Sem rede. São quase 17 horas e começo a sentir aquela sensação de perda de qualquer coisa, de que fala Saramago. Será a velhice a chegar?... pergunta ele. E eu também. A minha vida é a escrita.
Divagar… talvez sobre a vida, em geral. A vida sempre me fascinou. Pelo grande desafio que encerra, pelo mistério em que se envolve e nos envolve. A vida o que é ? É o silêncio das tardes, são as manhãs frescas é o marulhar das ondas, é o tudo e é o nada. É o poema Liberdade de Paul Eluard, é o cesto de pastéis e o assobiar de Gravoche a olhar a Bastilha a arder, é o amar perdidamente de Florbela Espanca, é o filme Zorba com Anthony Quinn, é o Há Lodo no Cais com Marlon Brando, é o Leão da Estrela com António Silva, é Amália a cantar o fado, que tanto gosto de ouvir. Silêncio que se vai cantar o fado. Há festa na Mouraria, almas rudes povo crente, hoje é dia da procissão, da Senhora da Saúde, e até a Rosa Maria, parece que tem virtude.
O silêncio é a própria vida e é a minha maior tentação. Refugio-me nele e adormeço, por vezes. Mas não há silêncio porque ainda há palavras, que mesmo gastas, gastam-nos. E mentem e ferem. As palavras, essas ferramentas que são património dos escritores, que, se deitam com elas, dormem com elas e acordam com elas.
E depois há as flores do jardim e da vida que nós amamos e nos amam. Ou nem sempre isso acontece, porque o amor nem sempre desempenha o seu papel. Não agarra como devia. Amei e julgava que me amariam, mas não fui amado, porque não tinha de ser, diz Pessoa.
Falar de quê mais? Do homem, que tem evoluído tão pouco e que tem mostrado tanta ignorância, tanta falta de honradez, tanta falta do cumprimento dos princípios éticos.
E eu o que sou no meio disto tudo ? Sei apenas que habito neste palco onde todos representamos A vida é uma comédia. Ou talvez não.
Tenho saudades do futuro disse Teixeira de Pascoaes. E Juan Manuel Serratt disse, esta noche pago yo, e Manuel Alegre escreveu Cão Como Nós e as agências de rating chegaram e desclassificaram-nos. Só me apetece morrer disse, Herculano.
Cheguei ao fim desta crónica, penso que em dificuldades Terá sido ?

jbritosousa@sapo.pt

NOTICIAS DO ALGARVE

INFORMAÇÃO  DO JORNAL  CARTEIA
Marchas em Loulé Carnaval em Quarteira
07-07-2011
As marchas de Quarteira podem, num futuro próximo, passar a desfilar em Loulé, enquanto o Carnaval de Verão, que se realiza em Loulé, passar a desfilar também em Quarteira. A proposta, apresentada na última reunião pública de Câmara que teve lugar em Quarteira, acolheu o agrado de todos.
Ler Mais...
Amílcar Rita despede-se do mundo do futebol
07-07-2011
Aos 65 anos de idade Amílcar Rita abandona as funções de treinador do escalão de formação do Quarteirense, clube com o qual tem uma profunda ligação que já dura há já 36 anos. Quarteirense de alma e coração, Amílcar fala dos motivos que o levaram a tomar tal decisão e recorda alguns bons momentos.
Ler Mais...
Crise afecta uniformização das esplanadas do Calçadão
07-07-2011
O projecto de uniformização das esplanadas no Calçadão de Quarteira ainda não foi posto em! prática pela maioria dos comerciantes. Seruca Emídio garante ! que a Câmara continua a trabalhar para que o projecto seja concretizado, mas mostra-se compreensivo com a situação difícil que o país atravessa e à qual os comerciantes do Calçadão não escapam.
Ler Mais...
Quarteira ganha mais uma Bandeira Azul
07-07-2011
Foi na passada segunda-feira, 20 de Junho, que decorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Azul nas praias do concelho de Loulé. Pela primeira vez, a praia do Loulé Velho recebeu o galardão que distingue a qualidade ambiental das praias.
Ler Mais...
Classicos regressam a Vilamoura
07-07-2011
Os carros clássicos estão de regresso a Vilamoura já a partir de amanhã, 08 de Julho. O Clube Português de Automóveis Antigos organiza o Algarve Classic Cars, rali de regularidade histórico, inserido no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação Internacional de Veículos Antigos.

Enviado pelo Jornal Carteia de Quarteira
Colocação de Rogério Coelho
ARCO DA VILA
(Cidade de Faro-Vila-a-Dentro)

Uma noite destas fui dar um passeio à “baixa” da cidade.
No palco desmontável, junto ao coreto, muitas pessoas sentadas na “plateia” apreciavam e ouviam as canções e os fados dos artistas cantores.
Uma brisa suave contrastava com o calor que durante o dia se tinha feito sentir. Estava-se bem no Café do Coreto junto da doca/marina.
Depois, passeando pelo Jardim Manuel Bívar, fiquei a olhar e a pensar no absurdo da diferença de iluminação entre os edifícios Governo Civil/Turismo e a escuridão do nosso Arco da Vila ao centro. Monumento por onde muitos Costeletas/Alunos passavam para entrarem na rua do Município e, logo à esquerda de quem sobe, entravam na velhinha Escola Tomás Cabreira.
Aquele monumento, uma das entradas da cidade de Faro (são 3), às escuras e o relógio completamente apagado. Vi alguns turistas estrangeiros a fotografarem o Arco da Vila.
Será que a Câmara e/ou o Pelouro da Cultura se esqueceram que o Arco da Vila, a entrada principal da Cidade de Faro-Vila-a-Dentro, é um monumento nacional sem comparação com os Governo Civil, turismo e algumas árvores com iluminação?
E o relógio?

Aqui fica o reparo.
Montinho

CANTINHO DOS MARAFADOS

 A Maria pode engravidar?


O filho pergunta ao pai:
- Oh pai, a Maria pode engravidar?
Pai: - Quem é a Maria filho?
Filho: - É a minha namorada lá da escola.
Pai: - E quantos anos tem ela?
Filho: - Tem 6 anos.
Pai: - Claro que não!
Filho: - Ahh! "ganda cabra"! Com a história do aborto fez-me vender o triciclo...

Palmeiro enviou
Rogério publicou
MATERNIDADE
'3 mulheres entram na maternidade, sendo uma delas cigana. Nasce o filho da 1ª, o médico dá-lhe uma palmada no rabito e o bébé desata a chorar. Com a 2ª mulher, a situação é igual. Quando nasce o ciganito, em vez de 1, a criança apanha 5 palmadas.
No dia seguinte, a cigana indignada pergunta ao médico:
- Sr Doutor, porque é que o Sr. aos outros bébés só deu 1 palmada e o meu levou 5?!!!
- Minha senhora, se ele não me largasse o relógio ainda apanhava mais!!!'

Alguém enviou
Rogério colocou