sexta-feira, 2 de junho de 2017

LANÇAMENTO DE LIVRO

A Professora, Escritora
LINA VEDES

Lançou o seu 3º Livro


Hoje, pelas 18 horas no Pátio
da Biblioteca Municipal de Faro.
========
A mesa do lançamento do Livro
estava composta por:

Rogério Bacalhau
Presidente da Câmara de Faro
Que elogiou a Escritora
Arménio Aleluia Martins
Jornalista
Que fez a apresentação do Livro
Lina Correia Pinto Vedes
Escritora do Livro
Gente de Faro
Assistência

Autógrafos

A nossa Associação esteve no evento, representada pela Presidente Isabel Coelho, notando-se a presença do Jornalista Costeleta João Leal.


Aniversários
A nossa Associação tem algo de inédito, no panorama nacional.
Os seus membros, na sua enormíssima maioria são sexagenários, septuagenários ou octogenários.
O relacionamento entre os costeletas ( membros ou não ) é surpreendente, pelo carinho e amizade existente, independente do seu credo religioso ou político, e indestrutível ao longo de décadas.
E o mais surpreendente, é que o costeleta Rogério, grande impulsionador e administrador deste órgão social  de ligação entre todos os que o utilizam ou visitam, nunca se esquece das data dos seus aniversários, dando-lhe os parabéns, independentemente do lugar aonde se encontrem...vivos ou falecidos.
Parabéns Rogério pela tua perseverança.
Um costeleta vivo!!!!Jorge Tavares 1950/56

NOTA DA REDACÇÃO: Para lembrar aniversário, não é necessário estar vivo...
Roger


ANIVERSÁRIOS SÓCIOS COSTELETAS

JUNHO        



03 - Manuel Pedro Paulo. 04 - Joselina Cabrita Dias. 06 - Joaquim Jesus Matias; António Norberto Sousa Cunha; Isabel Maria Quintas Lapa Veríssimo. 008 - Maria Amélia Malaia Santos Gonçalves; Luciano Lopes de Mendonça Vargues. 10 - Amabélio Artur Pereira; Daniel Gregório Pacheco. 11 – Vítor Manuel da Cunha; Jacinto Luís Conceição Rodrigues. 12 - José António Gonçalves Palmeiro. 13 - Inácio Guerreiro Fernandes. 14 - António Viegas Rodrigues Palmeiro. 15 - Zélia Maria Dores Neves Gomes Costa. 19 - Alfredo Silva Teixeira; Armando Jesus Adanjo Sebarrinha. 20 - Afonso Lopes Santos;  Joaquim Ponte Coelho. 21 - António Inácio Gago Viegas; Carla Maria Pires Neves Rio Coles. 23 - José Luís Iria Zacarias; Zinália Maria da Conceição Rosa. 24 - João Horácio Tomé Belchior. 26 - Vítor Manuel Rodrigues Caronho. 27 - João Jacinto Piteira. 30 - Vítor José Jesus Silva.
PARABÉNS A TODOS

Um texto de LINA VEDES
BANHOS DE MAR II  (continuação)

Quando a maré vazava ... era um filme!
A meio da ria, com a ilha à vista, sentíamos o barco aos soluços, batendo no fundo, deixando-nos desconsolados, pois sabíamos o que iria acontecer!
Mestre Chico, na sua cabine de comandante, dava ordens e procurava navegar na parte mais funda do rego de água. Dois homens, um de cada lado, munidos de grandes varas, tentavam baloiçar o barco para que este não encalhasse.
A missão era impossível! Acabávamos por ficar presos, aguardando a descida integral das águas e a subida da maré até que fosse possível a navegabilidade.
Se o mesmo acontecesse no regresso a Faro, era muito mais dramático.
Vínhamos cansados, com fome, desejando chegar a casa o que, por vezes, só acontecia em plena noite.
Ainda sinto a insatisfação dos momentos passados num barco apinhado de gente, com crianças chorando ou barafustando, adultos impacientes e dores de barriga aliviadas num cubículo, com uma porta que não fechava, e um buraco redondo no meio de uma trave.
A recordação arrepia-me ... Como éramos pacientes! ...
Levantou-se uma brisa fresca. Aperto o casaco, olho as águas, o céu, o casario da praia, que já se avista...
Chegávamos à ilha e a confusão generalizava-se. Ansiosos por sair do barco/cativeiro ultrapassávamo-nos uns aos outros, carregados com os ces­tos da comida, os garrafões de vinho, as melancias ou as bilhas de água e os toldos ...
Escolhíamos ir para a costa ou ficar na ria.
Quem escolhesse a ria, se não tivesse toldo, ia para debaixo da ponte, cais de embarque e desembarque, enquanto a maré não subia. Aqui o banho era mais tran­quilo e agradável per­mitindo mergulhos da ponte e a entretenha da apanha de berbigões. A ida  para a costa obrigava a uma longa caminhada    pelo areal.

Continua no próximo dia