terça-feira, 22 de abril de 2008

EXPLICADORES DOS COSTELETAS

(sala de explicações)

A CIDADE E OS COSTELETAS

1- EXPLICADORES

1.1 - JORGE PRIMITIVO.

Especialidade: Cálculo Comercial e Contabilidade
Para o problema das Ligas de metais, preços de cafés e coisas assim o explicador tinha coisas interessantes. Descobriu uma fórmula que nunca falhava. O explicador utilizava um ponteiro para iluminar as cabeças.
Explicandos: eu, o Viegas, o Zeca Nobre, o Zé Vitorino Neves do Arco, Jorge Tavares, o Marquês de Salir, Lourinho, Firmino Cabrita, Alberto Rocha.
1.2 – Senhor SANTOS.
O seu nome correcto era Santo e não Santos, como normalmente se dizia.
Deu explicações a quase meia cidade nas mais variadas matérias.. Durante muitos anos o casal Santo era presença infalível na Baixa. Nos cafés e no tempo em que havia ainda poucos turistas, o Sr. Santo procurava estabelecer contactos com os estrangeiros para ginasticar o seu vasto conhecimento da língua inglesa que cultivara na América.
Posteriormente, já viúvo, a sua presença passa a verificar-se com idêntica regularidade na esplanada a meio da Rua de Santo António.
1.3 Prof. FERRADEIRA
Considerado um bom professor tem o seu nome ligado a uma das artérias da cidade. Dava explicações sobretudo na preparação dos alunos para a admissão ao Magistério Primário..
1.4 Prof GIL
Explicava matemática aos alunos do sétimo ano do Liceu.
1.5 – OUTROS

Menina Ana Porfírio, na estrada de Olhão junto ao Posto da Polícia de Viação e Trânsito.
Menina Maria Gonçalves no cmeço d arua Aboim Ascensão
Joaquim Explicador (Joaquim Marto), na estrada de S.Brás junto ao Montinho.

Texto de
João Brito Sousa

1 comentário:

Anónimo disse...

É justo não esquecer o saudoso Prof. Patrocínio, grande explicador de Matemática e Física e Química. Os termos que usava facilitavam e de que maneira a apredizagem da matéria por parte dos alunos; tinha realmente um estilo único de ensinar. Pelas suas aulas nos anos 60 passaram "Bifes" e "Costeletas".
De referir que o Prof. Patrocínio depois de passar pela Banca abraçou o ensino Primário Oficial, onde se reformou.

Cumprs.

AGabadinho