segunda-feira, 28 de abril de 2008

TEXTO PARA DEBATE ENVIADO PELO COSTELETA





DIOGO COSTA SOUSA

QUESTÃO PARA DEBATE COSTELETA.

RETALHOS DE PENSAMENTO

ONDE E COMO ESTARÍAMOS NÓS SEM O 25 DE ABRIL

Onde estaríamos nós sem o 25 de Abril do qual eu sou pró 100%?.Raramente isto se pergunta ....este assunto esta' no mesmo nível do da Republica ou Monarquia, não vos parece.....admitamos que Caetano, era bem intencionado e tinha levado avante uma progressiva caminhada lenta mas segura para a democracia sem o "choque" cultural que foi a revolução, que podemos comparar ao de um vulcão que explodiu em vez de ventilar a excessiva pressão que levou a' dita erupção.

Comparando, e não podemos deixar de comparar quando de hipóteses se fala com Espanha, que fizeram uma transição moderada para a vida democrática", eles " espanhóis não esbugalharam o erário publico e empresarial como nós fizemos, não necessitaram de uma reforma agraria que nos pôs a comprar trigo ao Canada e a vender a terra aos estrangeiros.

A emigração não parou, os campos foram mais abandonados, a indústria principalmente a naval sucumbiu.....claro que podemos argumentar que florescia dado aos baixos salários que se praticavam mas isso não e' tudo porque se ganha hoje de certeza mais na Noruega e, hoje são a uma potência da construção naval...tal como nós éramos. E a questão do ultramar perguntar-se-à?.....Também como se viu no ultimo documentário serio da RTP, eu chamar-lhe-ia muito serio, havia conversações por detrás da cortina que nos levariam mais tarde a negociações e, quica a uma independência mais razoável do que aquilo que se passou e que já foi falado e discutido.

Estaríamos melhor ou pior? Eis a questão!....não sou reaccionário, sou e fui pela revolução mas interrogo-me, depois dos anos passados. Será que foi bem usada a passagem para a liberdade de expressão? Será que não foi abusado o direito de liberdade para infringir o direito de liberdade dos outros?....Pus-te contra a parede....sei que es um homem livre de pensar e expressar. Responde-me.

E vamos festejar os cravos, coitados que tão mal tratados têm sido.

ATE JA MEU VELHO AMIGO PERDIDO E REENCONTRADO

DIOGO ...ainda no activo, e, escrevendo retalhos de pensamento sobre o joelho e....sem rede

publicação de
João Brito Sousa

Sem comentários: