segunda-feira, 21 de abril de 2008

MST e um vulgar COSTELETA


EM CASA dos PAIS Do Dr. MIGUEL SOUSA TAVARES

Miguel Andresen de Sousa Tavares, nasceu no Porto em 25 de Junho de 1952 é um jornalista e escritor português.

Filho da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares, começou a sua vida profissional pela advocacia, que abandonou em favor do jornalismo, de onde passa para a escrita literária.

Tem uma obra diversificada, essencialmente marcada por crónicas e reportagens, mas fez já outras digressões literárias, nomeadamente com a publicação de um livro infantil, de vários contos e do romance Equador, um best-seller em Portugal durante 2004 e 2005. No ano de 2007 publicou o romance "Rio das Flores".

Em “Não te Deixarei Morrer, DAVID CROKETT”, diz o escritor, página 86:

“Em casa dos meus pais, o jantar era uma cerimónia a que só se conquistava o direito de acesso depois de ter alguma idade e algum estatuto intelectual: aquele que nos permitia ficar calados o tempo todo, sem perder palavra das conversas dos grandes.

Era assim a vida da grande burguesia. Muitos de nós, nesses tempos, não possuíamos uma banheira para tomar banho, tão pouco água quente, tão pouco electricidade

Mas não desistimos e colocámos um dos nosso na Presidência da República., dispondo de uma ferramenta apenas, a nossa capacidade de trabalho.

Texto de
João Brito SOUSA

3 comentários:

Anónimo disse...

FROM WASHINGTON

No meu blog,devem ter notado que mais ou menos ao domingo ou segunda feira insero uns artigos de opiniao politica de MST....nem sempre concordo com ele....e, se formos ao outro lado conhecido dele,o de comentador desportivo, ai sim nao concordo nada! Mas quem e' o homem por detraz da escrita?....hoje,em dia de chuva, cinzento e nada convidativo para saidas agarrei um livro,...nao escolhi,aconteceu,estava mais a' mao e,aqui esta o tema do post de hoje..."Nao te deixarei morrer David Crockett" de MST...de leitura facil.. escrita escorreita e,sem dar por mim,estou na pagina 86.....ele ensaia um capitulo que diz tudo sobre as sua origens..."De noite"....e,continua:-Em casa dos meus pais o jantar era uma cerimoniaa que so' se conquistava o direito de acesso depois de ter alguma idade e algum estatuto intelectual: aquele que nos permitia ficar calados o tempo todo,sem perder palavra das conversas dos grandes.............e, continua mais adiante....o meu tio que era um monarquico furioso,........
AGORA aqui continua tu JOAO Com a descricao dos pais do gajo........Que te parece
Diogo

Anónimo disse...

DE FARO
Jorge TAVARES

Olá João,

A propósito do texto sobre o Miguel Tavares, e a forma como foi caracterizada a disciplina (burguesa) versus a ascensão (proletária) -foi esta a minha interpretação- conto-vos uma pequena história:

Findos os estudos e iniciando a actividade profissional , no princípio da década de sessenta, rápidamente nos apercebíamos de que a nossa aprendizagem prática teria de passar por estágios.
Como e aonde poderíamos obtê-los?
1 - Trabalhando gratuitamente com os melhores. Pela minha parte, fui durante um ano auxiliar e sem retribuição (por minha sugestão) e fora do período normal de trabalho, do grande mestre da contabilidade e fiscalidade Sr. Napoleão Leiria, que era o chefe de escritório e guarda-livros da empresa Neves Pires em Faro;
2- Frequentando os meios empresariais, cujo centro nevrálgico, era o Café Aliança. Pela minha parte e durante muitos meses (muito mais do que um ano), no periodo compreendido entre as 14 e 15 horas, com excepção das quartas-feiras e sábados, que era entre as 14 e as 17 horas, sentei-me à mesa do café com homens de negócios, tais como: Amadeu Mendonça André, José Viegas Jacinto, João Manuel Viegas, Teófilo Fontainhas Neto, Ramiro da Graça Cabrita, Daniel J. Pedro Pinto, Teodoro Gonçalves Silva, João e José Louro, José Barbara, entre outros, sem abrir a boca para emitir qualquer opinião, atendendo à minha juventude. Quando me foi permitido opinar tinha de o fazer com muito cuidado, para que alguma asneira, na opinião dos sábios, não prejudicasse a "abertura" que me havia sido dada.

Esta história real identifica as relações existentes entre os jovens e os mais idosos, independentemente do seu extrato social, a sua intelectualidade e sua ou vocação política.

Nota de Rodapé- O empresário Teodoro Gonçalves Silva era o pai do Presidente da Republica.

Anónimo disse...

DE AZEITÃO

A mim apetecia-me contar aquela anedota onde o professor pergunta aos 3 alunos, o que é que o pai fazia depois do jantar.

O 1º diz, o meu pai?.. bebe 2 wiskys, o 2º diz .. o meu pai bebe 1 wisky e o terceiro dz, o meu pai bebe uma aguardente e dois .....

(espero que saibam)

JCR