segunda-feira, 25 de outubro de 2021

RÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 

       GOMES AFONSO, UM «FARENSE» NASCIDO EM LISBOA


          Foi no decurso do 2º Seminário de Formação do Distrito Rotário 1960, que, sob a presidência do Governador Dr. Roberto Carvalho, decorreu no Auditório Municipal de Lagos, com a participação dos clubes do Algarve e Alentejo. Reunião magna dos rotários alentejanos e algarvios, em que, para além de outros temas foram analisados os que em Rotary se prendem com; serviços internacionais, juventude (interact e rotaract) e serviços à comunidade. 

             De especial significado se revestiu o almoço de convívio durante o qual foi prestada emotiva e justa homenagem ao companheiro rotário honorário ANTÓNIO GOMES AFONSO, na comemoração do seu 94º aniversário natalício e num testemunho participado do que tem sido a, felizmente, longa vida deste honrado cidadão em serviços à comunidade.

                Nascido em Lisboa, veio para Faro como funcionário da extinta Direcção Hidráulica do Guadiana, de que foi zeloso trabalhador durante mais de três décadas. Este é um dos mais concretos casos de verdadeiros «farenses não nascidos em Faro», havendo-se assumido como tal e em pleno testemunho cívico, com a mais apreciada verticalidade e empenho. 

                    Na capital sulina se casou com uma saudosa e estimada farense, da zona da «Ribeira», D. Maria José Afonso, uma apreciada poetisa e senhora de rara cultura e esmerada sensibilidade.

                     ANTÓNIO GOMES AFONSO tem o seu nome, para além de Servidor do Estado, ligado a múltiplos sectores da vida algarvia. No desporto foi árbitro de futebol, décadas e décadas a «espinha dorsal» do Sporting Clube Farense, colaborador da Associação de Futebol de Faro, dirigente da Associação de Boxe do Algarve e da Associação Filarmónica de Faro, co-criador da Feira do Livro de Faro e dos torneios de Verão em futsal na Alameda João de Deus e secretário - permanente do Rotary Clube local, em cujo desempenho prossegue com uma vitalidade de meter inveja aos mais jovens. Ama esta cidade com uma paixão enorme e tem em sua filha, Dra. Ana Maria Afonso Leal, uma continuidade em pleno desse mesmo espírito.

                         «Medalha de Dedicação do Município de Faro - Grau Ouro», esta homenagem ora prestada é um testemunho do elevado apreço dos rotários algarvios e alentejanos, a que nos associamos com a amizade e apreço de muitos anos.


Sem comentários: