segunda-feira, 18 de outubro de 2021

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

 

     «PRÉMIO GANDHI» ATRIBUÍDO AO AGRUPAMENTO ESCOLAR PROFESSOR PAULA NOGUEIRA


                     Mais uma honrosa distinção foi atribuída ao mundo escolar olhanense. Trata-se do »Prémio Gandhi - Escolas» com que foi galardoado o Agrupamento Escolar Professor Paula Nogueira, que inclui a escola - sede cujo patrono é o ilustre olhanense, mas as Escola EB1 de Brancanes, EB 1 Prof. Dr. José Mariano Gago e a EB 1/ J1 José Carlos da Maia.

                       O «Prémio Gandhi», com o nome do conhecido pacifista indiano, foi instituído para «reconhecer projectos das escolas que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal, social e intelectual». O projecto concebido pelo agrupamento escolar olhanense «Ajuda Animal», orientado pelas docentes dras. Carla Cássio e Sílvia Domingos, na disciplina «Cidadania e Desenvolvimento» concretizou-se no último período do ano lectivo transacto em todas as escolas e consistiu na obtenção de alimentos e artigos de higiene, bem como na produção de camas para animais utilizando roupa usada.

                        A entrega do «Prémio Gandhi - Escolas» teve lugar no Templo da Comunidade Hindu, em Lisboa e teve a presença do Primeiro Ministro Dr. António Costa e do Ministro da Educação Dr. Tiago Rodrigues.

                           Na pessoa do dr. Carlos Gaspar, dedicado director do Agrupamento Escolar Prof. Paulo Nogueira, saudamos toda a população abrangida pelos respectivos estabelecimentos e expressa-se o quanto de significado para Olhão e as suas gentes representa este galardão.


                                                                       JOÃO LEAL


Sem comentários: