terça-feira, 12 de abril de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



   MÉDICA FARENSE M ALTA MISSÃO NA ARMADA


               Sempre que alguém ou algo se apresente como um sinal ou referência elojiativa para este Concelho, onde tivemos a dita de nascer e de viver (sabe o Deus até quando?) sentimos um compreensível lampejo de alegria e natural orgulho.

                  Assim sucedeu desta feita com a promoção da ilustre médica farense dra .Filipa Soares Albergaria, Capitão de Mar e Guerra, com uma brilhante carreira quer como cientista quer como militar.

                   Filha desse clínico, tão humano como coomprensivo ,  o dr. Soares Albergaria após uma notável carreira hospitalar no CHUA (Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, como médica ginecologista e obstreta e no Comando Marítimo do Sul, foi nomeada, por mérito próprio e inequívoco valor como Directora do Centro de Medicina Naval, na Base do Alfeite. Dela se escreveu e cm a maior justiça:

                  «uma mulher excepcional  - médica de grande competência , dedicação e profissionalismo a toda a prova, tem um enorme currículo  em operações de paz, nos mais variados teatros de guerra, como nenhuma outra, com centenas de horas de embarque.»      

                     O CMN /Centro de Medicina Naval/ é um órgão de execução de serviços na dependência da Direcção dos Serviços de Saúde da Marinha, fundado em 1999. Dispõe de um SAP (Serviço de Atendimento Permanente), com médico e enfermeiro, uma ambulância medicalizada para transportes urgentes   para o Hospital das Forças Armadas ou Hospital Garcia da Horta (Almada e objectiva três departamentos: - cuidados de saúde primários, Departamento de Saúde Ocupacional e Saúde Operacional.

                     Á ilustre médica farense e Capitão de Mar e Guerra Dra. Filipa Soares Albergaria os votos pela plena continuidade  da sua brilhante carreira.                  


Sem comentários: