terça-feira, 12 de abril de 2022

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



        UM NOVO MUSEU


         Abrirá em Junho, conforme o anunciado, um novo espaço museológico na capital algarvia. Situar-se no referente Largo da Sé, em plena «Vila-a-Dentro» (zona amuralhada onde Faro surgiu), criando assim uma nova apetência a esta zona histórica, onde já podem ser visitadas a Sé Catedral, o Museu anexo, o Paço Episcopal, o Arco da Vila e outros testemunhos marcantes.

             Trata-se do «Faro Story Spot» e que será dedicado à Cidade e à Ria Formosa. Aliás esta é uma aliança de milénios, em cada dia mais e mais flagrante, não obstante uma sistemática acção contrária.

               Ficará numa secular habitação do século XVIII, que sofre as necessárias obras de adaptação. Trata-se de um investimento envolvendo 550 mil euros, numa iniciativa da «Grand Momento - Indústria Criativa da Cultura e Alimentação Tradicional», que é financiado pelo Programa Comunitário «Ópera 2020» e conta com os apoios da Universidade do Algarve, Região de Turismo e do Município.

                   Sabemos que a «Dieta Mediterrânica» ocupará um espaço próprio e este nono espaço museológico farense, revelando inovação e criatividade é o também um impulso mais ao turismo farense.


Sem comentários: