sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Premiar o Mérito,
valorizar a Escola

As pessoas são a principal riqueza de uma qualquer nação; os seus talentos e competências são os principais factores críticos do crescimento económico dos países. Aumentar o capital humano nas organizações, desenvolver o talento e as competências dos indivíduos, devem ser objectivos primordiais duma sociedade moderna, que se quer mais equilibrada e justa. Segundo Gary Becker (1975), "a educação e a formação profissional são os mais importantes investimentos no capital humano". Para este autor, os novos avanços tecnológicos revestem-se de reduzido valor para os países que possuem muito poucos trabalhadores especializados que saibam como utilizá-los.

Vem isto a propósito do honroso convite da nossa Associação - que aceitei - para ser patrono do prémio atribuído ao melhor aluno da Escola Secundária Tomás Cabreira, no ano lectivo 2009/2010, que distinguiu a aluna Maria João Santos Grego Esteves. É com alegria e esperança que me associo a esta iniciativa digna de registo: alegria, desde logo pela valorização do esforço e prémio ao mérito da jovem Maria João Esteves, esperança pelo sinal dado a outros jovens, que através do estudo diligente, do trabalho esforçado, dos princípios transmitidos por uma Escola de valores poderão construir um futuro mais humanista e solidário, para as gerações vindouras.
Através do meu testemunho de vida, de uma experiência acumulada ao longo de mais

de 50 anos de actividade profissional e empresarial, do espírito de missão e de bem-fazer que sempre norteou o meu pensar e agir, estou motivado para legar à aluna Maria João Santos Grego Esteves o meu apoio pessoal no seu percurso académico e de integração na vida activa.

Actualmente, para o desenvolvimento de recursos humanos são necessárias competências técnicas, que deverão ser sólidas e permanentemente actualizadas, competências sociais, baseadas na cultura do respeito pelo outro e na ética e responsabilidade social, e competências individuais, assentes no comportamento da pessoa humana, enquanto promotora de soluções, dotada de auto-conceito positivo e criatividade, capaz de se adaptar às mudanças e imprevistos, de pensar pela sua cabeça, ter sentido crítico e capacidade de liderança e comunicação.

Para o nosso sucesso colectivo, torna-se necessário um novo paradigma na educação, uma Escola de princípios e valores, humanista, competente e exigente, capaz de suscitar vários tipos de saberes, valorizando a par do conhecimento, o aprender fazendo, o saber estar, o saber fazer, o saber agir, o saber empreender, sendo a aprendizagem ao longo da vida, mais do que retórica, um desígnio posto em prática.

A Escola moderna de oportunidades e desafios não pode ser nivelada por baixo. Antes, tem que se constituir como meio de valorização do indivíduo, com uma cultura de exigência, responsabilidade e meritocracia. Nesse contexto, é de sublinhar o trabalho desenvolvido pela Escola Secundária Tomás Cabreira, seus responsáveis, docentes e alunos que aqui se saúdam, de um modo particular a jovem distinguida Maria João Santos Grego Esteves, que constitui um estímulo para toda a comunidade da nossa Escola.

Manuel Caetano
"Prémio Melhor Aluno
da Escola Secundária
Tomás Cabreira"

Que a nossa Associação atribui todos os anos foi, do ano lectivo de 2009-2010, distinguido à aluna

MARIA JOÃO SANTOS GREGO ESTEVES

Este prémio, monetário, será entregue, como vem sendo hábito, durante o aniversário da nossa Associação, que tem sido sempre comemorado na nossa Escola no mês de Abril.
Esperamos a todo o momento receber a foto da premiada para darmos a conhecer a todos aqueles que nos visitam.
Em reunião de Direcção, fora escolhido e convidado para "PATRONO DO PRÉMIO" o associado Costeleta e Presidente da Assembleia Geral da Associação Manuel Silo da Graça Caetano, que aceitou o convite.
Noutro local damos a conhecer o texto enviado pelo Manuel Caetano com o título "Premiar o Mérito, valorizar a Escola".

A Direcção
«DAMA DE ESPADAS»
- NOVO LIVRO
DE MÁRIO ZAMBUJAL

O «costeleta» Mário Zambujal, um dos nomes mais mediáticos da literatura portuguesa contemporânea, lançou, em sessão efectuada no Cabaret Maxime, em Lisboa, um novo romance intitulado «Dama de Espadas», cuja acção se desenrola entre o Bairro da Graça, na capital, Sintra e o Brasil.
No dizer deste nosso colega, para todos nós será sempre o «Márinho» (“enfant terrible”, que o era): «Damas de Espadas conta uma história sobre pessoas, ou mais especificamente, sobre os seus sentimentos e sobre a forma como estes se repetem ao longo do tempo».
Esta obra assinala também o 300 aniversário da publicação do 1º livro de Mário Zambujal “Crónica dos Bons Malandros” (1980), que foi adaptado ao cinema pelo realizador Fernando Lopes.

João Leal
JOAQUIM TEIXEIRA,
PRESIDENTE DO
ROTARY CLUBE DE FARO

Assumiu, em luzida cerimónia realizada, no decurso de um jantar festivo, no Hotel Eva, na capital algarvia, a presidência do Comité Director do Rotary Clube de Faro, o “costeleta” e dedicado Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomaz Cabreira e Director do nosso Boletim, Joaquim Teixeira, a quem desejamos as maiores felicidades nesta sua nova missão na plena vivência do, que tem constituído a sua vivência e é lema dos rotários «Dar de si antes de pensar em si».

João Leal
O VELHO E A GAIVOTA (cont)
Por João Brito Sousa


-Talvez, disse eu.
- Não deves forçar muito a nota, vive a vida, porque nesses intervalos o sub- consciente está sempre a trabalhar. Ele não para de pensar por ti e um dia vais acordar com o assunto clarificado na tua cabeça. È quase a mesma coisa quando nos queremos lembrar do nome de uma pessoa e nada. Um dia faz-se luz, disse a minha mulher, que continuou.
Tens que ler o Dr. Joseph Murphy e talvez outros, Conon Doile e Agatha Christie, por exemplo, porque essa investigação que pretendes fazer exige treino e persistência.
Acerca de Murphy, diria que escreveu um dos primeiros e mais famosos livros acerca do trabalho da mente, o "O Poder do Subconsciente", onde afirma que existe um poder dentro de cada um de nós accionado pelo pensamento. Essa obra, ajudou milhões de pessoas a alcançarem grandes objectivos apenas mudando a maneira de pensar. Aí tens a primeira coisa a fazer; colocar o problema a resolver no ponto de mira do pensamento. Mudar a maneira de pensar, sobretudo afinar a lógica do raciocínio.
Creio que podes adicionar a isso as técnicas de Murphy, por se basearem num princípio simples e prático, que passa por transportar no que se acredita para um retrato mental, colocando-o na mente, com o canal aberto que o seu objectivo se concretize. Assim, qualquer um pode transformar em realidade aquilo em que acredita. O "O Poder do Subconsciente" é um guia para libertar o poder da mente que revela segredos para melhorar um casamento, eliminar hábitos nocivos, ganhar dinheiro e ser feliz.
Murphy defende a tese de que a mente subconsciente, ao aceitar uma ideia, começa imediatamente a pô-la em prática por meios sobrenaturais. Desta forma, para se alcançar o sucesso e o êxito é necessário unicamente conseguir -se que a mente subconsciente aceite a ideia de sucesso, êxito, saúde, tranquilidade ou a posição social que se deseja.
- Mas isso é muito difícil para mim, sou pouco rigoroso e Murphy e os outros que citaste são investigadores, têm interesse, formação e intuição para explicar esses assuntos. Vê bem, eu fui ao jardim e estava um velho sentado solitariamente e pensei: aquele está disponível para conversar. Mas verifiquei que não estava tão disponível assim. Por aqui podes ver que a minha lógica é frágil, tem pouca consistência, dá poucas garantias de fidelidade se por acaso um dia chegasse a ter uma ideia.
- Mas, se queres abordar o tema tens de treinar, estudar partindo de hipóteses, excluindo umas e aceitando outras, disse-me a minha mulher.
- Mas no teu entendimento, em que âmbito se deverá encaixar o problema? O grande problema, disse eu.
-Um grande problema, em geral, é dinheiro ou... mulheres. Se o velho tem pinta pode ser esta última coisa, disse Carol
- Bem vou pensar, disse eu


jbritosousa@sapo.pt