sexta-feira, 17 de junho de 2011

A HOMENAGEM AO MARCELINO VIEGAS
Por João Brito Sousa

O José Marcelino Afonso Viegas, foi meu colega de turma, logo no primeiro ano do Ciclo Preparatório na Escola Comercial e Industrial de Faro. E depois também na Escola do Magistério Primário, igualmente em Faro. Portanto, tenho relações de boa amizade com o Marcelino Viegas há mais de cinquenta anos. Logo esse passado dá força a esta crónica.
O Zé, sempre gostou de escrever e sempre escreveu bem. Tinha inclinação para a escrita e lia bastante, mais do que os outros, porque ele queria escrever para os jornais. Foi ele, que me disse certa vez que queria ser jornalista desportivo; e conseguiu ser. Escreveu que eu saiba no jornal “A Bola” E depois, encontrei-o no “Avezinha” e também no jornal da sua terra,”O Notícias de S. Braz”. Estranho que nunca se tenha abalançado num romance. Parece-me que tinha fôlego. Lembro-me bem que gostava bastante de ler o Eça e o Zé Rodrigues Miguéis, entre outros, claro.
Nos tempos do Magistério, tínhamos um jornal interno, de duas ou quatro folhas, não me lembro bem, onde escrevíamos umas coisinhas e o Zé levava aquilo muito a sério, dedicação essa que o guindou, mais tarde, a outros planos, sendo considerado hoje por pessoas da área, que o têm acompanhado, como um excelente jornalista, quer na informação de cariz social, desportiva ou simples crónica.
Homenagem porquê se o Zé tem tanto para dar? Teria, se não fosse acometido de uma doença, traiçoeira, como são todas as doenças. Todos estamos sujeitos a isso; é o risco que corremos pelo facto de estarmos vivos. Da minha parte terá todo o meu apoio e coloco-me à sua disposição, para o que der e vier, desde que esteja dentro das minhas possibilidades de dizer sim. E o Zé sabe disso.
As pessoas, numa certa fase da vida são muito próximas, andam sempre que podem juntas, conversam animadamente e depois distanciam-se por um motivo qualquer e, mais tarde, voltam a encontrar-se. E tentam conversar, rindo das conversas que tiveram noutros tempos, das noites bem passadas e por aí fora.
Foi mais ou menos isso que aconteceu comigo e com o Zé. E nesse intervalo de tempo, em que tivemos distantes, não ausentes, a sua competência profissional foi reconhecida pelas mais altas instituições da Região e do Distrito. A sua dedicação foi inquestionável o que enriquece enormemente o seu invejável “curricula”, constituindo-se, indiscutivelmente, como um dos nomes mais seguros da imprensa escrita algarvia. Daí a razão de ser desta homenagem, justa, quanto a mim, cuja realização está em marcha e tem apoios vários, entre os quais se contam os consagrados homens do jornalismo, João Leal, Neto Gomes e Varela Pires e talvez outros.
E tem também o meu apoio, pelo menos como colega e amigo. E quero deixar-lhe aqui expresso, um voto de sinceras melhoras e ainda que tenha um Bom Natal, junto dos seus.
E um Ano Novo de muita prosperidade.
E aquele abraço do



NOTICIAS ALGARVIAS

INFORMAÇÃO DO JORNAL CARTEIA (Quarteira)
Participe no passatempo de Verão e envie as fotografias para passatempo@carteia.pt

Encontro Ibérico Compal Air disputa-se em Quarteira
17-06-2011
É já amanhã, sábado, 18 de Junho que se realiza a IV edição do Encontro Ibérico do Compal Air. A actividade decorrerá, pela segunda vez, no Calçadão de Quarteira e contará com cerca de 300 participantes.
Ler Mais...
Universidade 'desloca-se' para Loulé no Verão
17-06-2011
Na primeira quinzena de Julho, na Alcaidaria do Castelo de Loulé e outros espaços da Zona Histórica de Loulé, realiza-se pelo segundo ano consecutivo a Universidade de Verão - Estudos sobre o Mediterrâneo II.
Ler Mais...
Poetas e Palavras cruzam-se em S. Brás
17-06-2011
O Grupo Desportivo e Cultural de Machados leva a efeito, no próximo domingo, dia 19, mais uma edição do Encontro de Poetas e Palavras, uma iniciativa que ano após ano junta na sede do! Grupo poetas de toda a região.

Colocaçãp de Rogério Coelho

PROFESSOR JOSÉ CORREIA

Para conhecimento de todos os Costeletas que por aqui “navegam”, transcrevo da mensagem pessoal enviada pelo Costeleta António Viegas Palmeiro:
“………………….
No almoço, alguns colegas (poucos conhecem o meu parentesco com a esposa dele) perguntaram-me se eu sabia alguma coisa, do professor José Correia. Disse o que sabia, mas ontem liguei para a Marília, informando exactamente o que se tinha passado e o interesse em saber notícias sobre ele.
Tomei então conhecimento da situação actual:
O José Correia faz 92 anos no próximo mês.
Está num lar perto de Carnaxide, 3 vezes por semana a Marilia vai ao seu encontro e passa a tarde com ele, ao fim de semana, passa 1 dia em casa.
Está já com dificuldade para reconhecer as pessoas. Na verdade só não demonstra essa dificuldade com a Marília, mostrando inclusivamente uma grande depêndência da presença dela.
Se o meu amigo, quizer fazer e publicar uma pequena nota com estas informações pode fazê-lo. Eu informei a Marília do interesse das pessoas e de que ele não está esquecido pelos ex-alunos.
…………………………"
Colocação de Rogério Coelho