sexta-feira, 15 de novembro de 2019

POESIA


O MAGNÍFICO RAPAZ

Numa bela tarde!
Estando distraído,
Sem fazer ALARDE
Comeu uma palavra,
Depois de a ter LIDO!

De seguida tentou comer
Uma FRASE inteira
E, sem o que fazer,
Comeu uma PÁGINA
Mesmo, ali à beira!

Dois dias depois
Já tinha comido
Todo aquele LIVRO
E, no final do mês
Já o tinha engolido
De uma só VEZ!

Gostava de LIVROS,
Livros de anedotas,
Livros de aventuras,
Livros de batotas,
DICIONÁRIOS, pinturas...

Comendo mais livros
Mais esperto ficava.
E, ao cérebro chegava,
Na ESCOLA se notava
Que o SABER se elevava...

Maria Graciete Tardão Felizardo

CORREIO

Data: Faro, 13-11-2019
De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
"Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Sendo um assíduo leitor do blog OS COSTELETAS, e, tendo conhecimento doss eventos levados a efeito pelo ELOS CLUBE DE FARO - ASSOCIAÇÃO CULTURAL e, publicados no referido blog, tomei a iniciativa de marcar a minha presença, não, como Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira mas, sim, como mero espectador .Um encontro ou, melhor dizendo uma "tertúlia" de escritores e poetas da nossa cidade Faro, realizada na Biblioteca Municipal de Faro. Foi uma satisfação muito grande reencontrar colegas "costeletas", pessoas conhecidas das redes sociais assim, como conhecidas de nos cruzarmos nas ruas da nossa cidade Faro.
Estarei atento a outros eventos do Elos Clube de Faro - Associação Cultural, não como declamador mas, como mero espectador atento no sentido de enriquecimento cultural..
O ELOS CLUBE DE FARO - ASSOCIAÇÃO CULTURAL, está de parabéns por estas iniciativas culturais.

          O Presidente
      Florêncio Vargues

O COSTELETA PARRA



JOÃO PARRA NO JORNAL "O OLHANENSE"

O prestigiado quinzenário «O Olhanense", um dos melhores jornais portugueses de clubes, de que é dedicado Director Executivo, o nosso prezado colega costeleta Mário Proença, um dos mais conceituados jornalistas afgarvios da hora presente, inseriu num dos últimos números (pubtícado a 1 de Novembro de 2019) uma página dedicada a essa sempre mediá­tica figura do futebol e antigo aluno das Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira, que foi o JOÃO Teófilo Salero PARRA.
Várias são as fotos em que, na equipa do Olhanense de então, vimos outros coste­letas, como o Poeira, o Campos e o Nuno Agostinho, então figuras ímpares do desporto.
Fomos colegas de turma, o 1º 4ª, na Escola Serpa Pinto, então a ter aulas na Sala nº 1, a primeira quando se vinha para a Alameda e, por via dos nossos nomes, tivemos o sa­lutar ensejo de o ter como parceiro de carteira, que então as mesas tinham dois lugares.
                       Recordados tempos, «moce» João, em que inclusive fomos uma vez para a rua   (“vão apanhar ar para a Alameda que têm a cabeça a escaldar…” nos ordenou a lembrada professora de Ciências Naturais, a Dra. Maria da Conceição Sintra).
Nesta homenagem jornalística merecida a quem foi um dos maiores valores do Sporting Clube Olhanense se recorda que «Durante várias temporadas, Parra é o melhor marcador da equipa rubro negra, tendo ainda feito parte da equipa que em 1960/61 subiu ao escalão principal do nosso futebol».
JOÃO LEAL

INFORMANDO



COSTELETAS NO «PARLAMENTO DOS JOVENS»

A nossa Escola é um dos 16 estabelecimentos de ensino secundário do Algarve, que se inscreveram na edição de 2019/20 do «Parlamento dos Jovens>>, iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e I PDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).
O objectivo desta ação é incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.
O tema desta edição é de flagrante actualidade: «Violência doméstica e no namoro - como garantir o respeito e a igualdade?».
Decorre a fase de debates nas escolas concorrentes, a que se segue a eleição dos «deputados» à Sessão Escolar, realizando-se a final distrital em Março do próximo ano.
Desejamos uma ampla e motivada participação aos jovens- costeletas e os melhores resultados.
                                                                          João Leal

PUBLICAÇÕES



OUTROS LIVROS 
AMIGO IMAGINÁRIO 
 Stephen Chomsky
O autor ficou famoso com o livro" AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL", que ele próprio dirigiu no cinema. Agora volta às histórias psicologicamente complexas com este livro de suspense. A acção gira em torno de um miúdo que ouve vozes ...
864páginas
Preço: 22. 90 euros.

JAIME BUNDA E a Morte do Americano Pepetela
Jaime Bunda, o também conhecido como o James Bond angolano, volta ao activo para investigar a morte de um americano que" decide morrer" em Benguela. Um livro cheio de humor.
296 páginas
Preço: 15, 90 euros.

PORTO - PROFISSÕES (QUASE) DESAPARECIDAS

Germano Silva
Os ardina, as apanhadeiras de malhas ou as vendedoras de leite são apenas alguns dos exerrplos de profissões que já desapareceram e que o autor compilou neste belo livro ilustrado.
168 páginas
Preço: 18,80 euros.
               Um arranjo de Roger