quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



                 JULIÃO FLORENTINO TOPA, UM «OLHANENSE» QUE NÃO NASCEU EM OLHÃO

                  Alentejano, natural de Campo Maior (9 de Janeiro de 1898), aos 21 anos radicou-se em Olhão, terra que havia de adoptar como sua e aqui viveu até à sua morte ocorrida a 17 de Abril de 1981, com 83 anos. Tal como outros que «não nasceram em Olhão, mas são olhanenses como os melhores», o sr. Topa, como por todos era afectivamente tratado, é um testemunho e um exemplo de vida. Tivemos o grato ensejo de com ele conviver, de modo próprio a quando do exercício das funções de professor na Fuseta, terra que ele muito amou e a que prestou relevantes serviços e de que, com toda a justiça, «Cidadão Honorário» e dá o seu honrado nome a uma artéria naquela vila piscatória.

                 A sua memória foi-nos reavivada por um oportuno e vivificante texto da autoria do eclético jornalista Luciano Chagas no seu excelente blogue informático «Fuseta Acontece».

                Julião Florentino Topa, que casou em Olhão com a Senhora D. Josefa Horta Correia Topa, exerceu as actividades de guarda livros, comerciante, industrial de construção civil (caso do Bairro dos Pescadores da Fuseta) e empresário, incluindo-se neste vasto manancial a dotação da Fuseta com uma moderna sala de cinema, o Cine Topázio, que foi inaugurada a 10 de Maio de 1953. Este valioso imóvel, onde hoje funciona o dinâmico Centro Cultural Fusetense, doou-o à Junta de Freguesia, quando presidia a esta órgão autárquico o lembrado sr.  Leovigildo Mendes. 

                 Fez parte de direcções do Sporting Clube Olhanense, de que um fervoroso adepto, como foi-o sempre um indefectível republicano e conhecido oposicionista, integrado várias Comissões do MUD e das candidaturas à Presidência da República dos Generais Norton de Matos e Humberto Delgado.

                 O «Sr. Topa», uma saudade e uma lembrança, dispensou-me sempre, durante o meu viver fusetense, um atendimento afectivo, de modo próprio na cedência do Cinema Topázio para espectáculos da Escola Primária, do Rancho Folclórico Infantil, do TAF (Teatro dos Amadores da Fuseta), do Sport Lisboa e Fuseta, etc.

                                                                        JOÃO LEAL


Sem comentários: