quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

 «LOVE AFFAIR», DE WAGNER EM FARO


      Quando os primeiro e vibrantes acordes da Orquestra Clássica do Sul, conduzida pela seu Maestro Titular Principal Rui Pinheiro, ecoaram no Teatro das Figuras, em Faro, deu-se início a uma noite memorável de arte. Um espectáculo de grande nível a que o público correspondeu com elevada presença, considerando as actuais contingências, como com os prolongados aplausos, com que distinguiram muitos e variados momentos da interpretação deste «Love Affair», constituído por árias e duetos compostos pelo genial músico Wolfgang Amadeus Mozart. Foram eles extractos das óperas «Bodas de Fígaro», «Dom Giovanni» e «A Flauta Mágica».

       Três grandes vértices do trilátero que concretizou o êxito deste memorável concerto da obra wagneriana foram a soprano luso - sul africana Filipa van Eck, o barítono Rui Baeta e a Orquestra Clássica do Sul. Esta, que foi fundada em 2015, apresenta hoje um elevado nível interpretativo e tem acumulado êxitos sucessivos que a transformaram num dos maiores agentes artístico - musicais do Algarve.

         Nascida em Joanesburgo, filha de mãe angolana e de pai da República da África do Sul, Filipa van Eck, que reside em Lisboa e é detentor de vários académicos, tem conhecido considerados triunfos em Portugal e no estrangeiro e desta feita no Teatro das Figuras, na capital sulina, comprovou a ascensão artística que prossegue.

       O farense Rui Baeta, um dos valores maiores do actual canto lírico português, tem uma muito justamente apreciada maturidade artística e com uma notável qualificação artística e uma maturidade em palco que justificaram em pleno as prolongadas ovações recolhidas.

           Uma grande noite de arte esta vivida em Faro com as áreas e duetos de W.A. Mozart na «Love Affairs».


                                                                                JOÃO LEAL  


Sem comentários: