quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

 FRIO

Nos últimos dias as redes sociais têm sido invadidas por fotografias de termómetros de carros, pessoas vestidas até às orelhas e de casas geladas. Nada de novo ou anormal, afinal é inverno. O que continuo a não compreender é o frio que se passa dentro das casas, quer sejam elas novas ou antigas, como a que onde vivo.

 

Chega a estar mais frio em casa que na rua! E pergunto-me porquê? Não há aquecedores? Não há aparelhos de ar condicionado? Não há recuperadores de calor? Os aquecedores até têm preços acessíveis... mas e depois? Liga-se o aquecimento, a casa fica razoavelmente confortável e ao fim do mês cai o Carmo e a Trindade com a conta da electricidade ou do gás. É preso por ter cão e por não ter cão.

 

Este problema não é de agora... Como é que em pleno século XXI continuamos a construir casas que parecem de papel - sem isolamento adequando ? Ele há empreendimentos com piscina, com aspiração central, com jacuzzi, com o raio que o parta. O que realmente interessa não existe! Quando é que há uma mudança?

 

Vivemos num país à beira mar plantado, gabamo-nos que temos mais dias dias de sol do que de chuva e quando chega o inverno passamos mais frio que na Sibéria!

 

Margarida Vargues 

Sem comentários: