quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


                                  «SBA, REVISTA DE CULTURA»


               Num gesto de apreciável ousadia, coragem e determinação, um grupo de considerados membros da cultura e inteligência sambrazense, fez sair o primeiro número semestral (Outono de 2020) da revista «SBA, Revista de Cultura».

               Com excelente apresentação gráfica cujo design e paginação foram confiados a Telma Clara e ilustrações a José Amândio Afonso Pereira, tem como Director o Prof. Dr. José d'Encarnação, sendo o a Coordenação Editorial dos Drs. Correia Martins, também proprietário e editor, José Manuel Antonino Belchior e Emanuel Andrade Sancho.

                   Os temas abordados nesta 1ª edição expandem-se de São Brás de Alportel para a Região Algarvia, como acontece com «As Casas Bancárias do Algarve no início do século XX», assinado pelo Dr. Virgílio Martins. Mas merecem igualmente toda a leitura os trabalhos do Prof. Dr. José d'Encarnação («A paisagem são - brasense»), Dr. José do Carmo Correia Martins («Território e Pessoas»), Dr. José Manuel Antonino Belchior («José Pereira da Machada Júnior»), César da Luz Dias Correia («Vivências no Centro do Universo»), Dra. Júlia Guerreiro Dias Neves («A matação do porco), Eng. Francisco Dias Neves («A adega do ti João Neves»), Dr. José Amândio Afonso Pereira («História do Externato S. Brás»), Prof. Dra. Maria Manuel Valagão («Celebrar Estanco Louro») e Dr. Emanuel Andrade Sancho («A acção mecenática de Dom Luiz Bramão»).

                Conforme se assinala no Estatuto Editorial: «SBA Revista de Cultura nasce da vontade de um grupo de são - brasenses profundamente empenhados em preservar a identidade são - brasense. SBA Revista de Cultura propõe, por isso, a reflexão sobre o que consubstancia essa identidade, que está na base da elevação de S. Brás de Alportel a concelho em 1914».


                                                                        JOÃO LEAL                     


Sem comentários: