quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

 NA LEMBRANÇA DE TOMÁS CABREIRA


               O 156º aniversário do nascimento, ocorrido em Tavira, do político, professor e regionalista TOMÁS António da Graça CABREIRA, patrono da nossa Escola, foi assinalado no dia 23 de Janeiro, por iniciativa da Associação Cívica Tomás Cabreira. Assim teve lugar um debate online dedicado ao tema «O Algarve em tempo de crise», que foi moderado pelo jornalista Júlio Ferreira e em que intervieram: José Apolinário (presidente da CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve), Fúlvia Almeida (Associação Ar Quente) e o empresário de turismo Joaquim Loureço. Foi colocada em destaque a situação gerada pela «gripe espanhola» (1918/19) e a presente por via da pandemia.


PARABÉNS, ESCOLA!

                   

                No passado dia 17 de Janeiro ocorreu mais um aniversário da publicação no «Diário do Governo» (I Série - Número II) da Portaria n: 2:576, emitida pelo Ministro do Comércio e Comunicações (António Joaquim Ferreira da Fonseca) que passou a dar o nome de Tomás Cabreira à nossa querida Escola. Recordamos o texto legal:

                     «Tendo em atenção o sentir de todos os intelectuais do Algarve e o que representou o Conselho Escolar da Escola Comercial de Faro para que a essa Escola fosse dado o nome do insigne economista e ilustre professor algarvio Tomás António da Graça Cabreira. manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Comércio e Comunicações, que a Escola Comercial de Faro passe a denominar-se Escola Comercial de Tomás Cabreira».


                                                                  JOÃO LEAL 


Sem comentários: