segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



     HELDER AMARO, UM FARENSE DE MÉRITO


     É uma das mais assinaladas referências na formação profissional turístico - hoteleira em Portugal o dedicado farense Hélder Amaro Rodrigues, a quem recentemente foi conferido o «Prémio Carreira» pela sua meritória actividade desenvolvida ao longo de décadas.

     Hélder José da Conceição Amaro Rodrigues, de seu nome completo, nasceu em Faro, havendo vivido na Rua Reitor Teixeira Guedes, paredes meias com o «Palácio da Justiça». Duas referências familiares para um melhor enquadramento deste conterrâneo que muito nos honra. Filho do saudoso sr. Amaro Rodrigues, jogador do Sporting Clube Farense, nos tempos primeiros do clube e que durante anos e anos teve uma drogaria e loja de ferragens à Pontinha. Irmão do conhecido, dedicado e carismático presidente do Moto Clube de Faro, o «Zé Amaro».

        Após cursar o Liceu na capital algarvia e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve o Hélder Rodrigues exerceu a actividade profissional em conhecidas unidades hoteleiras, como o Vasco da Gama (Monte Gordo) e o Balaia (Praia Maria Luísa, Albufeira). Frequentou várias escolas internacionais, onde a par da aquisição de conhecimentos a um nível superior se distinguiu pelo seu reconhecido mérito e comprovado valor.

          Técnico Superior Aposentado do Instituto Nacional de Formação Turística e Hoteleira (INFTH), reside em Lisboa, mas sempre que a saúde o permite ei-lo de abalada até à sua e nossa «Faro, Terra Mãe», para «montar banca» na esplanada da «Gardy», fomentar tertúlias, abraçar amigos e viver todo o encanto e saudades da «Cidade de Santa Maria».

          Mantém um «record, digo do Guiness Book», no que concerne à direcção das Escolas Hoteleiras do País, já que, atente-se, foi o responsável, por vezes em acumulação, destes prestigiados estabelecimentos em Lisboa («22 anos da minha vida profissional», conforme nos refere), Estoril, Faro, Portimão, Vila Real de Santo António, Évora, Setúbal, etc.. Tudo isto, como se não bastasse para o definirmos como o «Senhor Mais» na formação turística - hoteleira em Portugal.

           Em 23 de Maio de 2002 o então Secretário de Estado do Tu-rismo e nosso comprovinciano Vítor Neto (actual presidente do NERA - Núcleo Empresarial da Região do Algarve) conferiu-lhe a «Medalha de Mérito Turístico», considerando a acção desenvolvida e «empenho na dignificação e qualificação dos profissionais de turismo».


Sem comentários: